Os cidadãos que solicitaram algum benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) como aposentadorias, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, salário-maternidade, entre outros, já podem consultar o andamento do pedido pelo CPF.
Até então, era necessário ter um número específico para a solicitação, que era informado na carta de concessão.
Com a facilidade, o cidadão pode consultar o pedido de benefício apenas pelo número do CPF.
Consultar benefícios do INSS
A consulta do pedido de benefício do INSS pode ser feita pelo site, aplicativo, ou pelo telefone, na Central de Atendimento no número 135.
Site do INSS
- Acesse o site do INSS;
- Faça login;
- Após entrar em sua conta, clique em “Meus Benefícios“;
- Em seguida, aparecerá todos os benefícios que você solicitou. Basta selecionar aquele que deseja consultar.
Aplicativo
- Baixe o aplicativo Meu INSS no seu celular;
- Informe o seu CPF e clique em “Criar sua conta”;
- Caso já tenha conta, basta clicar em “Avançar” e inserir com sua senha;
Na página inicial, você pode conferir uma lista de serviços disponíveis pelo Meu INSS. No entanto, clique em “Extrato de Pagamento” para confirmar o pagamento.
Telefone
Para verificar o benefício pelo telefone 135 do INSS, é preciso estar ciente que a opção funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Ao telefonar, será necessário informar o seu CPF e solicitar a informação sobre a situação do seu benefício.
É possível que o atendente peça dados adicionais ou confirme os dados que constam no cadastro e na base de informações.
A ligação pode ser feita pelo telefone fixo, sem qualquer custo adicional, ou celular com custo equivalente a uma ligação local.
Status do pedido
Após análise, o INSS poderá indeferir, deferir e/ou habilitar o benefício. Entenda o significado de cada termo.
- Habilitado: quando o pedido ainda está sendo analisado pelo INSS;
- Deferido: quando o benefício foi aprovado e será concedido;
- Indeferido: no caso quando o benefício foi analisado e negado para o segurado.
Prazo INSS
Em 2022, o prazo para análise de benefícios do INSS pode variar de 30 a 90 dias, dependendo de cada caso.
Anteriormente, o prazo legal previa o limite máximo de 45 dias para a análise de todos os benefícios. No entanto, o INSS vinha descumprindo esse limite.
Essa ampliação tem o objetivo de garantir que o INSS cumpra o prazo de resposta, além de diminuir a fila de espera e o número de ações judiciais contra o instituto.