x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Novo lote

PIS/Pasep é liberado para nascidos em julho; veja como consultar

Trabalhadores da iniciativa privada e servidores públicos com inscrição final 6 recebem o PIS/Pasep nesta terça-feira (15).

15/03/2022 09:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
PIS/Pasep é liberado para nascidos em julho

PIS/Pasep é liberado para nascidos em julho; veja como consultar Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Nesta terça-feira (15), começam os pagamentos do Abono Salarial PIS/Pasep para trabalhadores do setor privado nascidos em julho e para servidores públicos com final de inscrição 6.

O pagamento é referente ao ano-base 2020 e tem direito ao benefício quem recebeu, em média, até dois salários mínimos mensais com carteira assinada e exerceu atividade remunerada durante, pelo menos, 30 dias, no ano-base de pagamento.

Outra exigência é a inscrição no PIS/Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (Rais).

O pagamento do Abono Salarial segue um calendário que leva em consideração o mês de nascimento, para trabalhadores da iniciativa privada, e o número final da inscrição, para servidores públicos.

O PIS é destinado aos trabalhadores do setor privado e é pago na Caixa Econômica Federal. O Pasep é pago para servidores públicos por meio do Banco do Brasil.

Qual é o valor do PIS/Pasep?

O PIS/Pasep é um benefício pago anualmente pelo governo federal e que pode chegar ao valor de até um salário mínimo, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. 

Apenas quem trabalhou os 12 meses do ano que consegue receber o valor total do benefício.

Com o reajuste do salário mínimo, também feito anualmente em janeiro, o Abono Salarial passa a variar de R$ 101 a R$ 1.212, de acordo com a quantidade de meses trabalhados. 

Como consultar o valor do PIS/Pasep

Para saber se tem direito e quando e quanto vai receber o PIS/Paep, o trabalhador pode ligar para o número 158 ou consultar a carteira de trabalho digital.

O trabalhador também pode baixar o aplicativo da Carteira de Trabalho Digital no celular. Há versões disponíveis para Andoid e iOS. 

Depois de baixado o app, será preciso inserir o CPF e senha do gov.br para fazer login. 

Em caso de primeiro acesso, deve ser feito um cadastro. Depois é preciso clicar em "Benefícios" e então em "Abono Salarial". Nesse campo, o trabalhador saberá se é ou não habilitado para o benefício.

Os trabalhadores vinculados ao Pasep também podem fazer a consulta no site do Banco do Brasil. Há também a opção de ligar para a Central de Atendimento do BB (4004-0001, capitais e regiões metropolitanas, ou 0800 729 0001, interior).

Leia também:

RAIS pode ser transmitida a partir do dia 28 de março

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.