Os últimos anos de recessão econômica e pandemia de Covid-19, tiveram um impacto significativo em muitos aspectos do dia a dia, e não poderia ser diferente com a vida profissional.
Enquanto muitos trabalhadores foram capazes de se adaptar a novas formas de atuação, outros mudaram completamente suas prioridades, usando as circunstâncias como um verdadeiro catalisador para mudanças. Entretanto, esta nova visão sobre o trabalho pode estar afetando as empresas mais do que imaginamos.
Uma pesquisa recente realizada pelo Indeed no Brasil com 798 tomadores de decisão e proprietários de micro, pequenas e médias empresas (MPMEs) revelou como os empregadores estão tentando se manter competitivos com empresas maiores. Isto é, que tipos de vantagens eles oferecem, diariamente.
Para a maioria das MPMEs, benefícios como saúde, transporte, alimentação e academia estão entre as formas pelas quais os empregadores mais tentam atrair e reter talentos, com 52% dos entrevistados marcando esta opção.
Também no topo da lista estão a possibilidade de licença maternidade/paternidade e de trabalho remoto/horas flexíveis, com 49% e 47%, respectivamente, respondendo que oferecem isso aos funcionários, numa tentativa de se manterem competitivos.
No entanto, o apoio à saúde mental, um benefício muito falado após a pandemia, foi marcado apenas por 24% dos entrevistados.
“A pandemia mudou a maneira como as pessoas vêem o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, quando e onde querem trabalhar e o que esperam de seu empregador. As empresas precisam ter isso em mente cada vez mais", comentou o diretor de vendas da Indeed Brasil, Felipe Calbucci.
Para ele, ainda assim as empresas já percorreram um longo caminho para compreender as exigências básicas de seus funcionários.
Compromisso com o interesse do funcionário
Dos entrevistados, 32% disseram oferecer incentivos em oportunidades para evoluir na carreira, como reembolso em cursos, palestras e seminários, o que, para ele, demonstra um compromisso real com o interesse do funcionário.
Entretanto, ele também comenta sobre outros benefícios, não tão altos na lista, como, por exemplo, apenas 17% oferecerem participação nos lucros/ações na empresa.
"Isso poderia ser interpretado como um sinal da velha mentalidade hierárquica que ainda permanece e representa, inclusive, um obstáculo para que o funcionário abrace os valores da empresa", ele acrescentou.
Processo de contratação
A pesquisa do Indeed também revelou que, para 43% dos entrevistados, o fato de não conseguir encontrar talentos teve um impacto negativo em seus negócios e para 50%, é mais difícil contratar agora do que antes, devido ao orçamento interno que foi cortado.
Por outro lado, a pandemia também mudou a forma de contratação das MPMEs, mas em alguns casos positivamente.
De acordo com a pesquisa do Indeed, 59% concordam que a empresa teve que fazer mudanças em suas práticas de contratação/RH a fim de atrair novos talentos.
A pesquisa também revelou que a maneira mais comum de as empresas encontrarem novos funcionários é colocando um anúncio ou fazendo um post nas redes sociais (48%), seguido de colocar um anúncio em um site de busca de emprego online (44%).
No entanto, Felipe Calbucci também destaca que a pesquisa mostrou que 37% dos entrevistados ainda usam o chamado “boca a boca” para encontrar novos funcionários, ao mesmo tempo em que 74% dos respondentes concordaram que a contratação online facilitou a implementação de novas ferramentas que ajudaram a identificar candidatos mais rapidamente.
"Podemos ver que muitas MPMEs ainda não têm um sistema de contratação digital, mas a pandemia acelerou o uso de ferramentas de contratação por parte dessas empresas", conclui ele.
A pesquisa foi realizada pelo Indeed com 798 profissionais brasileiros que são tomadores de decisão em pequenas e médias empresas (1-249 funcionários) para investigar como as MPMEs foram impactadas pela pandemia, principalmente no que diz respeito ao processo de contratação e busca de novos talentos.
A pesquisa foi conduzida através de um painel online em fevereiro de 2022.
Fonte: com informações da Sherlock Communications