x

Certificado Digital

Imposto de Renda: certificado digital reduz até 40% do tempo de preenchimento

O preenchimento da declaração do Imposto de Renda por certificado digital garante agilidade para os contribuintes.

05/04/2022 08:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Certificado digital reduz até 40% do tempo de preenchimento do IRPF 2022

Imposto de Renda: certificado digital reduz até 40% do tempo de preenchimento Foto de Jopwell no Pexels

Os contribuintes podem declarar o Imposto de Renda de forma simplificada por meio do certificado digital.

De acordo com o CEO da Qualitycert - empresa referência em certificados digitais -, Ney Pinheiro, o certificado digital reduz em até 40% o tempo de preenchimento da declaração do Imposto de Renda.

Com o certificado digital, o contribuinte não precisa baixar o programa da declaração do Imposto de Renda para o computador. O preenchimento pode ser feito pelo Centro Virtual de Atendimento da Receita (e-CAC).

“Ao acessar o e-CAC com o certificado digital, o contribuinte pode consultar as declarações enviadas nos últimos anos, o que possibilita o cruzamento de dados, o preenchimento das informações e ainda, reduz as chances de cair em malha”, explica.

Certificado digital no Imposto de Renda

O certificado digital é cada vez mais utilizado no Imposto de Renda, pois permite acessar a declaração de anos anteriores, realizar o pré-preenchimento automático, consultar dados reais de pagamentos e até retificar de forma facilitada.

Para isso, é preciso:

  • Acessar o Portal do e-CAC;
  • Selecionar entrar com gov.br;
  • Na janela que abrirá, selecione a opção certificado digital e siga as instruções da página para onde você será remetido.

Depois de criar a sua conta gov.br ou se já tiver uma, acesse o e-CAC selecionando a opção "certificado digital".

Ao acessar, selecione a opção Meu imposto de renda (extrato DIRPF). Em serviços, procure o tópico "declaração" e selecione a opção "preencher declaração online".

Declarações de anos anteriores

As declarações de Imposto de Renda podem ser acessadas pelo Portal e-CAC utilizando o certificado digital.

Pelo site, é possível acessar as declarações de anos anteriores, assim como solicitar a cópia dos documentos.

Essa funcionalidade permite mais transparência em relação às informações prestadas e garante menos chances de erros devido a facilidade do cruzamento de dados.

Pré-preenchimento automático

Para gerar a declaração pré-preenchida do IRPF, é necessário selecionar a opção "Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida" depois que acessar o Portal e-CAC usando o certificado digital.

Com a declaração pré-preenchida, é possível fazer tanto a declaração completa, quanto a simplificada. 

O documento traz informações sobre rendimentos, deduções, bens e direitos e dívidas e ônus reais.

Dados reais de pagamentos 

Os valores reais do Imposto de Renda retido na fonte e de eventuais atividades imobiliárias e de saúde são gerados automaticamente na declaração de Imposto de Renda pré-preenchida a partir do cruzamento com:

  • Declarações das fontes pagadoras (DIRF);
  • Declarações das pessoas jurídicas do ramo imobiliário ou equiparadas (Dimob);
  • Declarações dos prestadores de serviços de saúde (DMED).

Retificar o Imposto de Renda

Quando o contribuinte observar que enviou alguma informação errada ou que esqueceu de colocar algum dado, a retificação da declaração do Imposto de Renda pode ser feita diretamente no Portal e-CAC usando o certificado digital.

É possível retificar as declarações dos últimos cinco anos. Para isso, é preciso ter o número que recebeu da declaração entregue que deseja corrigir.

Vale lembrar que é possível resgatar o número no próprio Portal e-CAC em "Cópia do Recibo de Entrega" na seção Meu Imposto de Renda.

Certificado digital

O certificado digital surgiu como uma solução de identidade eletrônica para pessoas físicas e jurídicas no Brasil em 2001, com a Medida Provisória nº 2.200/02.

A partir de uma autoridade certificadora, como a Qualitycert, o documento é gerado e passa a ter validade jurídica. “A tecnologia reduz a burocracia, otimiza tempo, oferece praticidade e segurança”, explica Ney Pinheiro.

As informações compartilhadas no ambiente virtual ficam protegidas pelo sistema criptografado com acesso exclusivo para quem tem as chaves de segurança.

A Qualitycert é credenciada a Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) e é habilitada para a emissão de certificados digitais e para operar como Prestador de Serviço de Suporte para o credenciamento de Autoridades de Registro em sua infraestrutura.

“Oferecemos segurança em certificação digital às empresas de todos os portes e setores, pessoas físicas e profissionais liberais. Além disso, somos a única empresa que oferece garantia do certificado durante o período de vigência, além de estar presente no Brasil todo”, enfatiza o CEO da Qualitycert, Ney Pinheiro.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.