x

Satisfação profissional

Profissionais devem se sentir atraídos pelo trabalho que realizam

Especialista orienta a encarar o trabalho de forma mais saudável e com menos expectativas, especialmente em cenários instáveis e de mudanças.

08/04/2022 17:30:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Saiba como se sentir mais atraído pelo trabalho

Profissionais devem se sentir atraídos pelo trabalho que realizam Foto de Anna Shvets no Pexels

Neste mês de março, completamos dois anos de pandemia e, para alguns profissionais, dois anos de home office.

Com as regras sanitárias mais flexíveis, contudo, muitas empresas estão adotando o regime híbrido.

Uma pesquisa da consultoria KPMG aponta que 85% das empresas que migraram para o home office pretendem adotar regimes híbridos em 2022. Outras, estão retornando ao presencial 100%.

Os profissionais seguem se adaptando a essas mudanças e, além desse cenário, a pandemia também mexeu com a importância de algumas profissões e funções no mercado, conforme as tendências e necessidades acarretadas pela Covid-19.

Com isso, a transição de carreira, seja por necessidade ou por oportunidade, também esteve em alta.

Uma pesquisa da Microsoft – Work Trend Index2021 apontou que, no ano passado, na América Latina, 53% dos trabalhadores consideravam migrar de carreira.

Em um cenário tão instável, que exige constante adaptação, é comum o trabalhador questionar sua satisfação com o trabalho e sua realização profissional.

Segundo a psicóloga especialista em consultorias de RH, Silvia Zoffmann, mesmo em um cenário instável, que pode gerar insegurança ou determinadas insatisfações, é possível tornar o trabalho mais atraente.

“Normalmente, projetamos no ambiente de trabalho a responsabilidade pelo nosso prazer e motivação. Porém, esquecemos que esses ambientes são compostos por pessoas, e esse é o principal combustível para tornar o trabalho mais atraente: o vínculo pessoal que estabelecemos com ele e com os membros que fazem parte desta cadeia produtiva, como parceiros, fornecedores, colegas, gestores e clientes”, explica a profissional.

Além de criar e cultivar esses vínculos e promover relações e ambientes saudáveis, Silvia elenca outras ações que contribuem para deixar o trabalho mais atraente ou para que o profissional encontre sentido em sua carreira.

“Ferramentas de autoconhecimento, de orientação de carreira e apoio psicológico, oferecidas por muitas organizações, devem ser aproveitadas pelos profissionais, pois favorecem bastante o encontro do sentido do trabalho, em alguns momentos mais do que a própria remuneração”.

Por último, a psicóloga destaca a importância do profissional reconhecer seu histórico de realizações e desenvolvimento pessoal, para não depender de desafios e novidades a todo o momento para se sentir atraído pelo que faz.

“Além de tudo que uma empresa pode proporcionar para seus trabalhadores, é importante que eles próprios saibam levar uma vida com menos expectativas e mais foco nas próprias responsabilidades e desenvolvimento. Isso ajuda e muito a tornar o expediente mais prazeroso e produtivo”, finaliza. 

Fonte: Agência NoAr | Telavita

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.