x

LOJAS VIRTUAIS

Procon-SP: reclamações sobre compras onlines cresceram 536% durante a pandemia

Em 2021, foram registradas 498.877 queixas somente relacionadas ao segmento de lojas virtuais.

12/04/2022 09:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Reclamações sobre compras onlines cresceram 536%

Procon-SP: reclamações sobre compras onlines cresceram 536% durante a pandemia Pexels

Os hábitos de consumo da população brasileira tiveram impacto direto com as restrições de circulação da pandemia, incentivando a migração das compras nas lojas físicas para o meio digital.

Com essa mudança, houve um aumento considerável do consumo nos e-commerce, e com isso, as reclamações voltadas para o segmento online no órgão de defesa ao consumidor, Procon-SP, também cresceram e registraram alta de 536% em 2021 em comparação a 2019, ano anterior ao início da pandemia.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (11) pelo Procon e revelaram que, no ano passado, foram 498.877 queixas, contra 301.672 em 2020 e 78.419 em 2019.

Entre os principais problemas relatados pelos clientes, estão os atrasos ou falta de entrega de produtos, seguido por cobranças indevidas. Também houve uma quantidade significativa de relatos de compras em sites e redes sociais falsas, usadas apenas para golpes.

“Como medida de proteção ao consumidor e a fim de garantir que ele tenha onde reclamar caso tenha um problema, o Procon-SP criou o selo Empresa Verificada. A ferramenta certifica que a empresa é cadastrada no Sistema Procon-SP Digital, plataforma em que é possível fazer reclamações, denúncias e tirar dúvidas”, explicou a fundação em comunicado.

O órgão ressalta a importância das compras serem feitas em empresas que tenham o selo, mostrando que são cadastradas no sistema deles, que disponibilizaram seus dados e assinam com certificado digital, oferecendo maior garantia de segurança ao consumidor.

Empresas que fiquem com dados desatualizados, terão o selo de “Empresa Verificada” cassado.

O selo “Eficiência” para a Empresa Verificada será elegível às empresas de grande porte que obtiverem fator de resolutividade da média mensal igual ou superior a 85%, em cada um dos últimos três semestres auditáveis no sistema do Procon-SP.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.