x

TRABALHISTA

Turismo e exportações: setores muito abalados pela pandemia lideram retomada de empregos formais

O setor de turismo apresentou a melhor capacidade de gerar postos de trabalho com carteira assinada com a melhora da pandemia.

12/04/2022 10:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Setores muito abalados pela pandemia lideram retomada de empregos formais

Turismo e exportações: setores muito abalados pela pandemia lideram retomada de empregos formais Pexels

O setor de turismo e de exportações foram dois dos maiores impactados pela pandemia de Covid-19 e que, após dois anos, já mostram recuperação.

Segundo estudo feito pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), os dois setores foram os que se recuperaram mais rapidamente das perdas durante o período.

A CNC avaliou os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e verificou que as 20 cidades brasileiras com maior avanço na criação de empregos formais são aquelas em que o turismo e a exportação agrícola são as principais forças de trabalho.

Analisando o turismo e o setor de exportações, de junho de 2020 a fevereiro deste ano, o país registrou um saldo de 44,4 milhões de novas oportunidades, um aumento de 12% em comparação ao fim do primeiro semestre de 2020.

O levantamento do Caged mostra que a indústria extrativista foi o setor industrial que apresentou a maior variação relativa da área, com crescimento de 0,80%. Já a agropecuária apresentou a terceira melhor variação na criação de vagas, com crescimento de 1,02%.

O economista responsável pela pesquisa, Fabio Bentes, explicou à CNN que esses dados não são uma amostra da economia brasileira, mas são um retrato de algo que ocorreu no mercado formal de trabalho e gerou uma “distorção positiva”.

Bentes explica que a pesquisa quis tirar um retrato do ponto de vista regional e temporal, a partir da retomada do mercado de trabalho.

“Consideramos municípios com pelo menos 10 mil trabalhadores formais contratados. Dessas 20 cidades, 50% são marcadamente conhecidas como pólos turísticos, outras cinco têm a exportação de commodities agrícolas e industriais como pólos econômicos relevantes”, explica.

O especialista completa ainda que com a normalização da circulação de consumidores, devido o relaxamento das medidas restritivas, o turismo apresentou a melhor regeneração.

A tendência, segundo Bentes, é que onde a exportação e o turismo são fortes, as cidades mostraram uma recuperação mais acelerada nas vagas de trabalho. E essa tendência deve se manter.

Com informações CNN Business

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.