x

Tecnologia

Gov.br: usuários podem consultar comprovantes e retificar DARF

A Receita Federal ampliou acesso aos serviços digitais para usuários com a conta nível prata ou ouro no gov.br.

12/04/2022 14:00:01

20,6 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Gov.br: usuários podem consultar comprovantes e retificar DARF Pexels/Portal Contábeis

A Receita Federal anunciou que ampliou o acesso aos serviços digitais com a conta gov.br. 

Alguns serviços que anteriormente só poderiam ser acessados com certificado digital, já estão disponíveis para cidadãos com conta nível prata ou ouro no gov.br.

Entre as mudanças estão a consulta aos comprovantes de arrecadação e a possibilidade de retificar pagamentos efetuados com erro no preenchimento do Documento de Arrecadação de Receitas Federais (DARF) .

Outra funcionalidade atualizada foi o ajuste na composição dos pagamentos, realizada por meio do Sistema de Ajustes de Documento de Arrecadação (SISTAD), disponível no e-CAC, com os mesmos níveis da conta gov.br.

Gov.br

Os acessos com conta nível prata ou ouro no gov.br tem o objetivo de aumentar a segurança do usuário, conforme sua autenticação, aperfeiçoar o atendimento e reduzir o número de processos, A mudança ocorrerá de forma gradual para outros serviços.

O novo pacote de medidas integra o Plano de Transformação Digital da RFB, alinhado com as novas tendências e a simplificação dos serviços prestados à sociedade, visando promover a integração do e-CAC ao login único da conta gov.br.

Saiba mais:

Podcast: entenda os níveis prata, outro e bronze do gov.br

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.