Data deve atingir R$ 6,6 bilhões em faturamento para o e-commerce; especialista elenca estratégias para impulsionar vendas no período
As vendas de itens da Páscoa, como ovos de chocolate, bombons, vinhos e flores, devem crescer 10%, este ano, em relação a 2021, alcançando R$ 6,6 bilhões. A estimativa foi divulgada pela Neotrust.
Com as novas exigências do mercado, o overdelivering tem ganhado notoriedade por agradar e fidelizar consumidores. A modalidade vai seguir em alta nesta data.
O overdelivering consiste em entregar “algo a mais” junto com os pedidos para reforçar o valor e dedicação da sua marca.
Pode ser uma antecipação de entrega, surpresas na embalagem como balas, doces ou um cheirinho.
Também é possível pensar em cupons de desconto, cartões fidelidade e brindes que sejam relacionados ao seu produto, como um “scrunchie”, uma modernização da “xuxinha” de cabelo, feita com retalhos da peça de roupa adquirida, por exemplo.
Como explica o CSO da Signa, Franklin Bravos, “a experiência do consumidor está ganhando cada vez mais relevância nas vendas online, o overdelivering é uma das formas mais modernas e eficientes de se destacar no mercado e fidelizar clientes”.
No caso da Páscoa, não é diferente. É possível adaptar todas as entregas para a comemoração e pensar em características que remetam à data.
Pensando nessa ocasião, o especialista levantou cinco opções para implementar no negócio e ampliar o faturamento.
Brindes
Essa é uma boa opção para lojistas com orçamento apertado, principalmente os que estão empreendendo de maneira artesanal.
“Podemos pensar em balas, bombons, chaveiros e até brinquedos, se for pensado para crianças”, explica Franklin. “Uns anos atrás era muito tradicional o consumidor receber lembrancinhas, mas imagina como seria interessante se isso acontecesse atualmente, sem ele estar esperando?”, acrescenta Bravos.
Amostras gratuitas
Outra possibilidade para trabalhar na divulgação da marca é oferecer amostras para teste. Pode ser um produto de outro sabor, como um pedaço de bolo ou brigadeiro, caso o lojista continue com a produção depois da data.
Dessa forma o cliente é surpreendido e ainda tem a chance de experimentar outras opções, podendo adquiri-las em uma nova oportunidade.
Antecipação de entregas e frete grátis
“Já imaginou solicitar uma encomenda com previsão de entrega para sete dias e ela chegar em cinco? A antecipação de entrega pode surpreender muitos clientes e gerar uma imagem muito positiva de eficiência para o seu negócio”, explica Franklin.
“Além disso, sobre esse mesmo tema podemos pensar na gratuidade do frete, que pode ser aderido em compras acima de um valor específico”, complementa o CSO.
Cupons de desconto e cartão fidelidade
Existem várias maneiras de aplicar um cupom de desconto.
É possível oferecê-los na primeira compra ou a partir de uma quantidade específica gasta na loja.
Também podem ser utilizados de maneira progressiva, assim, quanto mais produtos o cliente adquirir, mais desconto ele vai receber.
“No caso dos cartões fidelidade, a ideia é que ao comprar cinco ou dez produtos, por exemplo, a próxima compra sai gratuitamente ou com desconto”, esclarece Bravos. “Isso é uma ótima forma de fidelizar o cliente e impulsionar novas compras”, afirma ele.
Personalização das entregas
Outro ponto imprescindível é pensar que cada consumidor é diferente e que oferecer versões distintas para cada um deles pode ser uma ótima maneira de se destacar no seu setor.
“Assim, o varejista consegue fazer várias seleções com seus produtos para que eles atendam as preferências de cada tipo de cliente”, comenta o CEO. “O e-commerce ganhou espaço na rotina dos brasileiros, mas a exigência aumentou. Por isso, é necessário ir além da entrega convencional e se atentar a uma experiência do consumidor por completo”, finaliza. Bravos.
Fonte: Signa