x

INSS

INSS: segurados já podem consultar pagamento do 13º salário

A consulta de valores e datas de pagamento do 13º salário aos aposentados e pensionistas do INSS já começou; Primeira parcela começa a ser paga na segunda-feira (25).

20/04/2022 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Como conferir acerto do 13º salário

INSS: segurados já podem consultar pagamento do 13º salário Pexels

Com a aprovação da antecipação do décimo terceiro salário dos aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) , a consulta ao extrato com valores a serem pagos e datas do acerto já podem ser conferidas.

A verificação pode ser feita pelo aplicativo do Meu INSS, disponível gratuitamente nas lojas dos smartphones e tablets, e também pelo site do Meu INSS.

O decreto aprovando a antecipação foi assinado em março e segue o padrão dos últimos dois anos, no qual os beneficiários tiveram acesso ao pagamento antes das datas tradicionais. 

Os pagamentos eram feitos entre agosto e dezembro, mas devido a pandemia de Covid-19, em 2020 e 2021, o acerto foi realizado mais cedo. Em 2022, a tendência foi mantida.

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Previdência, a antecipação do pagamento pode injetar até R$56,7 bilhões na economia antes do previsto.

Desse total esperado, R$ 28,35 bilhões seriam referentes à primeira parcela, que será paga entre abril e maio. O restante corresponde à segunda parcela, a ser paga no fim de maio e início de junho.

Parte considerável dos beneficiários receberão 50% do décimo terceiro salário na primeira parcela, com exceção daqueles que passaram a receber os pagamentos depois de janeiro, tendo o valor calculado proporcionalmente.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.