x

HORAS DE TRABALHO

Horas trabalhadas: tempo gasto é bem menos do que se imagina

Com o surgimento da Covid-19, aspectos do trabalho foram alterados.

22/04/2022 11:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Horas trabalhadas é bem menos do que se imagina

Horas trabalhadas: tempo gasto é bem menos do que se imagina Pexels

A pandemia da Covid-19 alterou para sempre alguns aspectos do trabalho, mas o tempo gasto com tarefas administrativas se manteve.

Em uma pesquisa realizada pela fabricante de software empresarial Asana, com mais de 10.600 trabalhadores do conhecimento - analistas de dados, designers e afins -, descobriu-se que o tempo gasto com estratégia ou planejamento caiu de 13% em 2019 para 9% no ano de 2021.

Mas para a Asana, isso se deve em parte às dificuldades de reunir equipes díspares e fora de sincronia, como também também pode ser porque muitas empresas acharam difícil fazer previsões de longo prazo em meio a pandemia e seu impacto diário

Segundo a líder de soluções de transformação nos EUA da Mercer, Melissa Swift, “o dia de trabalho tornou-se tão complexo que temos que gastar mais tempo apenas gerenciando o trabalho e uma série de outras prioridades, em vez de realmente fazer o trabalho”.

Diferenças regionais

Apesar de mais da metade do dia de trabalho ser ocupado por tarefas não essenciais, existem variações em todo o mundo.

Os alemães dedicam mais do seu dia ao trabalho real do que outras nacionalidades, mas também gastam menos tempo em planejamento estratégico.

Enquanto isso, os trabalhadores do Japão e de Singapura lideram o grupo com 10% do tempo dedicado à estratégia, mas os dois países também passam a maior parte do tempo coordenando o trabalho.

De acordo com a consultora da Mercer, as empresas tentaram reduzir o tempo gasto na coordenação, mas sem muito sucesso.

Por fim, ela afirma que "as pessoas são genuinamente relutantes em admitir que estão fazendo um trabalho performático com valor zero.”

Com informações do Valor Econômico

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.