x

DÍVIDAS

Número de famílias endividadas bate recorde, segundo especialista

Especialista traz orientações para melhorar organização de gastos e evitar entrar no vermelho.

26/04/2022 18:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Segundo especialista, número de famílias endividadas bate recorde

Número de famílias endividadas bate recorde, segundo especialista Pexels

Em levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), foi constatado o aumento no percentual de famílias endividadas ou com contas atrasadas no País.

Segundo os dados, o cenário afetava 27% dos lares brasileiros no primeiro bimestre de 2022 – maior patamar desde março de 2010.  

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unopar, professor Marcio Coelho, afirma que os motivos para o quadro são diversos, porém a organização da rotina e de documentações pode auxiliar nas estratégias para sair do vermelho.

“Quando nossos prazos e responsabilidades dão tão errado que não podemos ver todas as promessas, corremos o risco de acumular juros, incorrer em penalidades e nos levar a negativação do nome no mercado”, alerta a docente. 

O especialista recomenda 5 dicas para conseguir se livrar do endividamento: 

Priorização

As contas bancárias, como as de água e de luz, despesas com cartão de crédito e aluguel ou condomínio devem ser gastos priorizados na organização financeira.

“Não são esperados atrasos em nenhuma das contas, mas a falta de financiamento ou outras questões podem dificultar o planejamento, tornando necessário definir algumas prioridades no orçamento”, afirma o coordenador. 

Vencimentos

É possível alterar as datas de vencimento de algumas faturas, de acordo com a política de determinadas empresas.

“É interessante criar um calendário onde você possa pagar em um horário conveniente”, aconselha o professor. A alta antecipada pode ser totalmente reembolsada, ajudando as famílias a economizar”, aponta Coelho.

Débito automático 

Alguns serviços podem ser pagos por meio de débito automático, sem boletos, o que evita o risco de esquecimentos e atrasos, além de cobranças adicionais. É necessário agendar o pagamento para dias em que haja saldo suficiente para a transação e verificar se os itens estão sendo cobrados corretamente.

“Esta é uma economia de tempo, mas deve-se tomar cuidado para evitar incluir contas que flutuam de mês para mês", alerta o especialista. 

Agendamento

Fazer anotações em uma agenda ou criar uma planilha de controle com o fluxo de entrada e saída de dinheiro pode auxiliar na visão objetiva dos gastos dentro de casa.

Alguns aplicativos gratuitos possibilitam a melhora na organização de despesas domésticas para aumentar a saúde financeira de cidadãos.

“O importante é colocar na ponta do lápis quais são os seus gatos e não perder nenhum ponto de vista”, destaca ele.

Reserva de emergência

Gastos com saúde e acidentes podem desregular o orçamento familiar e ter uma quantia guardada irá facilitar a solução de problemas inesperados.

“Pode parecer utópico sugerir uma reserva de emergência em alguns quadros em que a renda é bastante controlada, porém, se for possível, é aconselhável separar um pouco da renda líquida para lidar com possíveis imprevistos”, ressalta o professor.

Fonte: Unopar

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.