x

Contábil

Conselho de Contabilidade promove fiscalização preventiva e valorização da profissão no interior paulista

O objetivo, de acordo com a atual gestão, será o intensivo combate aos não habilitados (leigos).

28/04/2022 17:30:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Fiscalização preventiva e valorização da profissão contábil no interior paulista

Conselho de Contabilidade promove fiscalização preventiva e valorização da profissão no interior paulista Pexels

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) inicia no mês de maio o trabalho fiscalizatório no interior do estado de São Paulo.

Esse tipo de ação visa o enfrentamento a concorrência desleal e a garantia da prerrogativa exclusiva dos profissionais da contabilidade.

As visitas acontecem no início do mês de maio, nas cidades de Bauru e Marília. O Conselho também irá chamar a atenção para o tema no portal do CRCSP e nas redes sociais da entidade.

Os escritórios de contabilidade e os profissionais exercem um papel importante nas empresas privadas e nos órgãos públicos, visando a transparência e segurança à sociedade.

São eles os responsáveis pelo gerenciamento dos negócios e da saúde financeira de empresas e das pessoas físicas.

Para o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCSP, Marcelo Roberto Monello, a fiscalização é uma medida protetiva, tanto para os profissionais como para a sociedade.

“O profissional contábil tem desempenhado um papel cada vez mais estratégico e o seu trabalho é fundamental para todas as atividades econômicas. Regularizar o trabalho destes profissionais é também uma forma de contribuir com transparência para a sociedade com os princípios morais sólidos”, afirma Monello. 

Fiscalização ativa

O Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo (CRCSP) superou em 2021 a marca de 12 mil fiscalizações, com 12.740 diligências e 2.267 autos de infração lavrados. Em 2020, foram 7.487 atendimentos e 1.219 autuações, de acordo com balanço divulgado pela entidade.

Quatro convênios estabelecidos - Junta Comercial do Estado de São Paulo (JUCESP), Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz), Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e Ministério da Economia e Trabalho - hoje permitem ao CRCSP cruzar dados de empresas e profissionais e direcionar suas ações de forma mais eficaz e assertiva.  

Esse trabalho de inteligência conseguiu identificar inúmeras inconsistências que resultaram em ações objetivas no sentido de otimizar nossos recursos para esse fim. 

São Paulo é o estado com o maior número de profissionais da contabilidade registrados: mais de 152 mil, número que corresponde a 29% do total. A maioria das organizações contábeis do país também se concentra no Estado de São Paulo. São 23.600, ou 29%, de um total de 80.459 empresas em todo o Brasil.

Fonte: CRCSP

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.