x

Feriado

Dia do Trabalhador: entenda como surgiu a data e onde é comemorada

O Dia do Trabalhador é celebrado neste domingo (1º) em 180 países; entenda a importância.

30/04/2022 11:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Dia do Trabalhador: como surgiu a data no mundo?

Dia do Trabalhador: entenda como surgiu a data e onde é comemorada Pexels

O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente em 1º de maio em diversos lugares do mundo. Na maioria dos países, a data é considerada um feriado nacional.

A história começou em 1886, quando trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, fizeram uma manifestação nas ruas da cidade querendo reivindicar a redução da carga horária de trabalho, de 13h para 8h diárias, e começaram uma greve geral no país.

O protesto ficou conhecido como a Revolta de Haymarket. Os manifestantes e os policiais entraram em conflitos, o que resultou na morte de alguns envolvidos e em dezenas de pessoas feridas.

Esse conjunto de eventos, desencadeados a partir de 1º de maio, tornou-se símbolo para as manifestações e lutas por direitos trabalhistas nas décadas seguintes em várias partes do mundo.

1º de maio no Brasil

No caso específico do Brasil, a menção ao dia 1º de maio começou já na década de 1890, quando a República já estava instituída e começava um processo acentuado do desenvolvimento da indústria brasileira. 

Nas duas primeiras décadas do século XX, começaram a formar-se os movimentos de trabalhadores organizados, sobretudo em São Paulo e no Rio de Janeiro. 

Em 1917, a cidade de São Paulo protagonizou uma das maiores greves gerais já registradas. 

A força que o movimento dos trabalhadores adquiriu era tamanha que, em 1924, o então presidente Arthur Bernardes acatou a sugestão que já ventilava em várias partes do mundo de reservar o dia 1º de maio como Dia do Trabalho no Brasil. 

Dessa forma, desde 1924, o 1º de maio passou a ser feriado nacional. 

A data era lembrada pelos sindicalistas revolucionários e, posteriormente, pelos comunistas, grupos que conduziram o movimento operário no país. 

Além disso, a propaganda trabalhista do governo de Getúlio Vargas transformou o 1º de maio, que antes era visto como um dia para protestos e críticas às estruturas sócio-econômicas do País, e passou a ser comemorado com festas populares, desfiles e outras celebrações. 

As principais medidas de benefício ao trabalhador passaram a ser anunciadas nesta data, como o aumento anual do salário mínimo.

Feriado nacional

Para o ano de 2022, o Dia Mundial do Trabalho cairá em um domingo, mas ainda assim é considerado como feriado nacional. 

Ou seja, para os empregados que na domingo, nada mudará, pois o dia permanece sendo de descanso normalmente. 

Já para os empregados que trabalham no domingo em sua jornada de trabalho habitual, seja por escala ou até por convocação do empregador, consequentemente, esse dia deverá ser considerado para a concessão de uma folga compensatória na mesma semana, ou para pagamento em dobro do respectivo dia de trabalho no caso de convocação. 

Saiba mais:

Feriados: profissional que trabalhar pode ter horas extras e adicional de 100%

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.