x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Último lote

INSS paga último lote de revisão dos auxílios a partir desta segunda; confira calendário

O pagamento será feito de hoje até sábado e a consulta de valor pode ser feita no app Meu INSS.

02/05/2022 09:05

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS paga último lote de revisão dos auxílios a partir de hoje (2)

INSS paga último lote de revisão dos auxílios a partir desta segunda; confira  calendário Pexels

A partir desta segunda-feira (2), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar o último lote da revisão do artigo 29, também conhecida como revisão dos auxílios, para um total de 10.491 beneficiários.

O dinheiro será liberado entre os dias 2 e 7 de maio, de acordo com final do benefício.

Segundo o INSS, os segurados incluídos neste lote poderão sacar os valores no mesmo banco em que recebiam o benefício calculado com erro.

Este é o último lote do calendário de pagamentos definido após acordo firmado entre o instituto, o Ministério Público Federal e o Sindicato Nacional dos Aposentados, em 2012, há dez anos. 

À época, após uma ação civil pública, o INSS teve que estipular um calendário com lotes anuais de pagamentos dos atrasados, que se encerraria em 2022. 

Os pagamentos foram feitos seguindo a ordem de prioridade definida na ação civil pública. O primeiro lote foi liberado em 2013 para beneficiários a partir de 60 anos e com benefícios ativos.

Essa revisão é devida porque, entre 2002 e 2009, trabalhadores tiveram auxílios-doença e aposentadorias por invalidez calculados com 100% das contribuições, mas o correto, na época, seria ter descartado as 20% menores para definir o valor da média salarial. 

O descarte das menores contribuições está entre as regras que deixaram de existir após a reforma da Previdência, ou seja, para benefícios concedidos a partir de 13 de novembro de 2019.

Calendário de pagamento de revisão dos auxílios

Final do benefício

Data do depósito

1 e 6

2 de maio

2 e 7

3 de maio

3 e 8

4 de maio

4 e 9

5 de maio

5 e 0

6 de maio

Quem recebe neste lote? 

De acordo com o INSS, os valores serão liberados para os segurados que recebiam benefícios por incapacidade, ou seja, auxílios-doença comum e acidentário, pensões por morte derivadas desses benefícios e aposentadorias por invalidez.

Em 2012, eles precisavam cumprir os requisitos abaixo:

  • Ter até 45 anos no mês de abril
  • Já não receber mais o benefício calculado com erro
  • Ter direito a atrasados a partir de R$ 6.000,01
  • Herdeiros desses segurados também têm direito.

Como serão os pagamentos nos bancos?

No Banco do Brasil: Para o segurado correntista ou poupador que recebe (ou recebia) seu benefício no Banco do Brasil, os valores devidos pelo INSS serão creditados na conta-corrente ou poupança. Para os não correntistas do BB, o saque pode ser feito com o cartão do benefício. Caso o cliente não tenha o cartão, será necessário comparecer a uma agência do BB.

No Bradesco: O banco informou que fará o pagamento por meio do cartão benefício e o cliente deverá ir na agência bancária onde recebeu o seu último benefício, conforme orientação do INSS.

Na Caixa: Para beneficiários que recebem no banco, o saque pode ser realizado com cartão previdenciário e senha nos terminais de autoatendimento, correspondentes Caixa Aqui e unidades lotéricas, além das agências, onde também pode ser realizado o saque sem cartão. Os segurados que possuem opção de pagamento por meio de crédito em conta recebem por essa forma de pagamento.

Fonte: com informações da Folha

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.