Aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo começam a receber hoje (2) a primeira parcela do 13º salário do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) .
O pagamento segue calendário determinado pela Caixa e os primeiros a receber o adiantamento nesta segunda-feira são os que possuem os números finais do cartão 1 e 6. Os pagamentos serão feitos junto com os benefícios referentes a abril.
Além disso, o INSS paga hoje os segurados que recebem 1 salário mínimo e possuem 6 como número final do cartão de benefício (sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço).
A segunda parcela do 13º será liberada para estes grupos no dia 1º de junho.
Adiantamento do 13º do INSS
Na última segunda-feira (25), os aposentados e pensionistas do INSS começaram a receber o 13º adiantado. Até sexta-feira (6), mais de 31 milhões de segurados receberão a primeira parcela.
O decreto com a antecipação do benefício foi assinado em março. Este será o 3º ano seguido em que os segurados do INSS receberão o 13º antes das datas tradicionais, em agosto e dezembro.
A maioria receberá 50% do décimo terceiro na primeira parcela. A exceção é para quem passou a receber o benefício depois de janeiro e terá o valor calculado proporcionalmente.
Calendários de pagamento
Abaixo, veja os calendários de pagamento dos benefícios. Eles levam em conta o número final do cartão de benefício, sem considerar o último dígito verificador, que aparece depois do traço.
Como consultar os benefícios
Os benefícios do INSS podem ser consultados pela central de atendimento por telefone, no número 135.
Ao ligar, informe o número do CPF e confirme algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Também há a opção do segurado acessar o site Meu INSS, que reúne diversos serviços digitais do INSS. Após fazer o login, na tela inicial, clique no serviço de "Extrato de Pagamento" e você terá acesso ao seu extrato e todos os detalhes sobre o pagamento do benefício.
A consulta do benefício também pode ser feita pelo aplicativo Meu INSS, disponível para download para Android e iOS. Assim como no acesso pelo site, de início, é necessário fazer o login, e então, todos os serviços disponíveis e histórico das informações do beneficiário serão listados.
Fonte: com informações do g1