x

Economia

Dia das Mães: veja 8 dicas para presentear e economizar

Com a alta da inflação, confira dicas de como presentear sua mãe de forma criativa e sem pesar tanto no bolso.

07/05/2022 14:00:01

652 acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Dia das Mães: veja 8 dicas para presentear e economizar Pexels

Neste domingo (8), é comemorado o Dia das Mães e é de costume dos brasileiros presentear na data. O período é de expectativa de vendas elevadas para o comércio, mas com a inflação em alta, as projeções econômicas são de retração em relação a 2021.

Segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as vendas do comércio varejista devem atingir R$ 14,42 bilhões neste ano.

Uma pesquisa feita pelo Reclame Aqui mostrou que 75% dos consumidores não planejam comprar presentes de Dia das Mães em 2022, e os motivos foram: 

  • Não pretendem comprar porque a inflação apertou: 42%;
  • Porque não têm a quem presentear: 41%;
  • Porque não costumam dar presente de Dia das Mães: 17%

A Opção, para muitas pessoas, vai ser procurar uma forma criativa para presentear e economizar. Veja abaixo 8 dicas para economizar no presente de Dia das Mães.

1 - Opte pelo presente compartilhado

O presente compartilhado é uma ótima opção para quem não tem muito dinheiro. Isso porque, se você tem irmãos, pode comprar um único presente e dividir o valor entre vocês.

Dessa forma, dá para evitar que o presente fique pesado no seu orçamento. Além disso, ainda é possível aumentar o valor do presente, já que ele será dividido entre você e os seus irmãos. 

2 - Pesquise bastante antes de realizar a compra

As pesquisas mostram que neste ano muitos presentes de Dia das Mães serão comprados pela internet. O ponto positivo é que você pode procurar o mesmo produto em diversas lojas.

Por isso, pesquise bastante antes de finalizar a compra. Realize comparações dos preços dos produtos que você tem em mente em outros sites e lojas. Dessa forma, será possível garantir o melhor preço.

Você pode contar com a ajuda de sites de comparadores de preços existentes, por exemplo, o Buscapé e o Zoom.

3 - Presentes de luxo podem sair em conta

É bem provável que sua mãe já tenha falado para você que ela não quer presente e que a presença dos filhos já é o melhor presente que ela poderia receber. Mas pense no que sua mãe gostaria de ganhar.

Se você acha que ela gostaria de uma jóia, saiba que é possível comprar uma sem gastar muito. Isso porque, você pode optar por uma peça que seja folheada ou até mesmo banhada em ouro.

Essas opções podem sair por menos de R$150. Sua mãe fica feliz e você não sai gastando o que não pode para presenteá-la.

4 - Valorize os trabalhadores informais

Outra forma de garantir o presente da sua mãe é pelos trabalhadores informais, que se dedicam das maneiras mais variadas para levar serviço de qualidade ao consumidor e para ter uma renda extra.

Se você conhece algum amigo, vizinho ou parente que trabalha com qualquer tipo de produto que serve de presente para o Dia das Mães, incentive-o dessa forma.

São várias as opções. Uma delas são as doceiras. Muitas pessoas investem na culinária no lar e revendem seus quitutes para ganhar dinheiro. E essa pode ser uma excelente forma de economizar.

5 - Antecipe-se

Outra dica para economizar no presente do dia das mães é não deixar para última hora. Quanto antes você puder ir atrás e começar a sua pesquisa, melhor. Se está em dúvida, peça ajuda e comece a sua busca logo.

Já pensou, ter que levar um presente quase três vezes mais caro simplesmente pelo fato de ter demorado um pouco mais do que devi?. Essa é uma das datas comemorativas onde o comércio mais vende. Logo, as ofertas não duram muito tempo. 

Além disso, as encomendas com trabalhadores informais também costumam esgotar rapidamente. 

6 - O mais singelo também vale

Assim como o presente de luxo pode sair em conta, fazer uma homenagem ou escolher um presente mais singelo também vale a pena. E que mulher não gosta de uma surpresa criativa e feita com amor e carinho?

Você ainda poderá economizar bastante com essa opção. Escolha, por exemplo, fazer um café da manhã especial. Também vale um almoço com todo cardápio escolhido por ela, ou preparado com as opções que você tem certeza que ela adora.

7 - Dê preferência por presentes sentimentais

Uma forma de dar um presente de dia das mães sem gastar muito é usando a criatividade. Não necessariamente você precisa dar algo que precise comprar, por que não fazer algo você mesmo?

Um exemplo é um álbum de família repleto de momentos especiais. Quer mais uma dica? Reforme um objeto que tem valor sentimental para ela, com toda a certeza ela vai amar!

8 - Use cupons de desconto

Uma boa chance de economizar é usando cupons de desconto na hora de comprar o presente da sua mãe.

Você pode encontrar um cupom de desconto em diversos sites e lojas. Tem, inclusive, alguns aplicativos e ferramentas exclusivas para dar descontos desse tipo.

Além disso, você pode encontrar presentes de vários tipos, como: vestuário, alimentos, perfumaria, eletrodoméstico, eletrônicos e outros.

Fonte: com informações de Matheus Carvalho

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.