x

ECONOMIA

Guedes afirma que cenário fiscal do Brasil é melhor que o dos países do G7

Ministro se pronunciou após a divulgação das projeções econômicas para este ano.

20/05/2022 14:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Ministro da economia compara cenário fiscal brasileiro com outros países

Guedes afirma que cenário fiscal do Brasil é melhor que o dos países do G7 Foto: Washington Costa/MDIC

O ministro da economia, Paulo Guedes, comparou nesta quinta-feira (19) o cenário fiscal brasileiro com o dos países emergentes e também com aqueles que fazem parte do G7, afirmando que “o Brasil está com o desempenho fiscal muito forte”.

A declaração foi feita na abertura da apresentação dos dados do Boletim MacroFiscal de maio, após a divulgação das projeções econômicas deste ano, que mantiveram o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 1,5% para 2022 e 2,5% para 2023.

“A principal mensagem que eu gostaria de deixar é que o fiscal está forte… bem melhor que todos os países lá de fora, tanto do G7 quanto dos emergentes. Nosso desempenho fiscal está bastante acima, confirmando as nossas expectativas de que iríamos surpreender”, afirmou o ministro.

Já a projeção para a inflação oficial do país, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aumentou de 6,55% para 7,9%.

“Estamos seguindo com uma recuperação consistente, principalmente de um lado em função do nosso controle de gastos e do outro a recuperação econômica”, disse Guedes.

Guedes afirmou ainda que surpresas positivas ao longo deste ano podem impulsionar o crescimento econômico e que os dados sobre o nível de atividade confirmam a expectativa do governo de que o país continue em recuperação.

O secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Pedro Calhman, acrescentou que a expansão do setor de serviços reafirma as apostas do governo de que o PIB terá um crescimento de 1,5% em 2022.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.