x

servidores

Regime de Previdência Complementar: prazo para servidor migrar é reaberto

Segundo estimativa, cerca de 290 mil servidores atendem os requisitos para a mudança. Saiba como fazer a troca.

27/05/2022 14:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Novo prazo para migrar para o Regime de Previdência Complementar

Regime de Previdência Complementar: prazo para servidor migrar é reaberto Pexels

Uma Medida Provisória (MP) publicada nesta quinta-feira (26) reabriu até 30 de novembro deste ano o prazo para migração do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) para o RPC.

A MP nº 1.119 abre essa possibilidade de migração para servidores públicos federais que tenham ingressado na administração pública antes de 4 de fevereiro de 2013.

Essa é a primeira oportunidade de migração concedida após a promulgação da Emenda Constitucional nº 103/2019, que instituiu alíquotas de contribuição maiores para os servidores do Regime Próprio.

Desde que o Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal (Funpresp) foi criado, em 2013, houve três oportunidades de migração para o novo regime. Essa é a quarta. Ao todo 18 mil servidores aderiram.

Mudança de regime

A decisão de migração é voluntária para cada servidor, mas a mudança, uma vez efetuada, tem caráter irrevogável e irretratável. 

Cada servidor deve avaliar sua trajetória profissional, sua remuneração, quanto tempo falta até sua aposentadoria, expectativa de permanência no serviço público e idade para verificar se a migração é vantajosa ou não.

Quem faz a opção recebe um benefício equivalente ao teto do Regime Geral de Previdência (INSS) , hoje em R$ 7.087,22, e um valor complementar, que vai depender do rendimento das reservas.

Além disso, os servidores que migrarem ganham um benefício especial, calculado em cima das contribuições recolhidas acima do teto do INSS.

Atualmente, há dois fundos de previdência complementar da União: dos servidores do Executivo, que abrange Legislativo e Tribunal de Contas da União (TCU), e do Judiciário com Ministério Público.

Os servidores que ingressaram no serviço público após a criação da aposentadoria complementar já estão enquadrados no novo regime.

Como migrar de regime previdenciário

A migração deve ser feita pelo Sistema de Gestão de Pessoas (Sigepe) do governo federal. Acesse o Portal do Servidor e clique em ‘Servidores e Pensionistas’. Após o login no sistema, selecione no menu a opção ‘Previdência’. No mesmo link é possível simular a migração.

Também é possível acessar o Sigepe diretamente através deste link. Na área de trabalho do Sigepe, o item de menu “Previdência” deverá ser selecionado e, em seguida, o servidor deverá clicar na opção “Gerenciar Plano” e escolher “Optar por Vinculação ao RPC”.

Para esclarecer as informações sobre a adesão à Funpresp, os servidores podem agendar um atendimento virtual ou presencial pelo telefone 0800 282 6794.

Fonte: com informações do g1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.