x

Programa de emprego

Jovem Aprendiz: CIEE reúne dados que apontam enfraquecimento do programa para tentar conter investida do governo

Patamar atual de 450 mil jovens aprendizes pode cair para 250 mil, segundo estudo do CIEE.

03/06/2022 11:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Jovem Aprendiz: CIEE reúne dados que apontam enfraquecimento do programa

Jovem Aprendiz: CIEE reúne dados que apontam enfraquecimento do programa para tentar conter investida do governo Pexels

O  Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) está reunindo dados que sinalizam um enfraquecimento do programa Jovem Aprendiz para tentar combater as investidas do governo que flexibilizam a iniciativa.

De acordo com o CIEE, no primeiro trimestre deste ano, o número de contratos para jovens aprendizes ficou aquém do resultado do mesmo período de 2020. Em 2022, foram 16,5 mil vagas para esse público contra 16,7 mil.

O CEO do CIEE, Humberto Casagrande, diz que a medida provisória publicada neste mês preocupa o setor. As mudanças permitem que ex-aprendizes já efetivados continuem a ocupar, durante doze meses, as estatísticas de cotas para jovens aprendizes a serem cumpridas pela empresa.

Além disso, jovens aprendizes com deficiência, de baixa renda ou que estejam cumprindo pena, por exemplo, passam a contar por dois, o que diminui o número obrigatório de participantes do programa que uma empresa deve ter.

"Nossa preocupação é que, no momento em que o mercado está retomando, criou-se esta situação da MP, que está conturbando muito o mercado. As empresas estão cancelando vagas, deixando para contratar depois", diz Casagrande.

A estimativa do CIEE é que, após as mudanças, o patamar de 450 mil aprendizes existente hoje caia para 250 mil.

No dia 8 de junho, presidentes das principais entidades do setor planejam ir a Brasília para conversar com congressistas sobre a MP e sobre o decreto 11.061, que vai no mesmo sentido.

Fonte: com informações do Painel S.A

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.