x

PREVIDÊNCIA

13º do INSS: calendário de pagamentos chega ao fim nesta semana, confira quem recebe

A segunda parcela do 13º salário do INSS deste ano será paga a todos os beneficiários ainda nesta semana.

06/06/2022 10:15:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
INSS finaliza pagamentos do 13º salário nesta semana

13º do INSS: calendário de pagamentos chega ao fim nesta semana, confira quem recebe Foto: Joel Santana/Pixabay

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) finaliza nesta semana o cronograma de pagamentos da segunda parcela do 13º salário aos seus aposentados e pensionistas.

O acerto continua nesta segunda-feira (6) e já será encerrado amanhã, terça-feira (7), contemplando todos os grupos. Ou seja, o calendário será finalizado tanto para aqueles que recebem até um salário mínimo quanto para quem recebe mais.

Recebem, ainda hoje, a segunda parcela beneficiários que ganham até um salário mínimo com NIS final 9. Amanhã, recebem aqueles com final 0.

Já para os contribuintes que têm direito ao pagamento de mais de um salário mínimo, o saldo do 13º salário será pago hoje para aqueles com final do NIS 4 e 9. Amanhã, para aqueles com final 5 e 0.

O valor da segunda parcela corresponde à metade do benefício mensal, mas ainda incidem descontos do Imposto de Renda (IR) caso o trabalhador tenha que pagar o tributo.

Este benefício costuma ser pago aos aposentados e pensionistas somente no final do ano, entre agosto e dezembro, mas o governo antecipou o acerto pelo terceiro ano consecutivo.

Considerando as duas cotas pagas aos brasileiros, serão injetados aproximadamente R$56,7 bilhões na economia, sendo que mais de 36 milhões de pessoas devem receber a segunda cota.

Vale lembrar que segurados que recebem benefício por incapacidade temporária também têm direito a uma parcela do 13º, calculada de acordo com a duração do benefício. 

Já quem recebe benefícios assistenciais, como o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), não têm direito ao 13º salário.

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.