x

COMPLIANCE FISCAL

Segundo pesquisa, apenas 31% dos escritórios contábeis realizam compliance fiscal

Levantamento foi realizado pela consultoria Assertif entre pequenas empresas associadas ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo.

12/06/2022 09:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Apenas 31% dos escritórios contábeis realizam compliance fiscal, diz pesquisa

Segundo pesquisa, apenas 31% dos escritórios contábeis realizam compliance fiscal Pexels

Uma pesquisa realizada pela Assertif, consultoria especializada na mineração de créditos tributários, mostra a inexistência do serviço de compliance fiscal em 69% dos pequenos escritórios de contabilidade.  

O dado contrasta com o fato de o Brasil contar com um dos mais complexos sistemas de impostos e contribuições do mundo.

Segundo pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 95% dos negócios de médio e grande porte no Brasil pagam mais impostos do que deveriam. 

O levantamento da Assertif revela também que 94% dos pequenos escritórios de contabilidade não possuem especialistas em recuperação de créditos tributários. 

“Um especialista pode colaborar com a competitividade fiscal e previdenciária do setor empresarial brasileiro”, explica José Guilherme Sabino, sócio-fundador da consultoria.

A pesquisa foi elaborada pela consulta direta aos portfólios de serviços oferecidos nos websites dos pequenos escritórios associados ao Sindicato dos Contabilistas de São Paulo. 

A amostra foi selecionada em um universo de 42 diferentes firmas de contabilidade que constam do cadastro da instituição. 

Com informações da Assetif 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.