x

DATAS COMEMORATIVAS

Comércio varejista tem desempenho positivo no dia dos namorados e cresce 4%

Crescimento nas vendas presenciais ainda é tímido e pode ser um reflexo da instabilidade econômica vivida no país.

15/06/2022 16:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Dia dos namorados 2022: vendas no varejo crescem 4%

Comércio varejista tem desempenho positivo no dia dos namorados e cresce 4% PEXELS

O comércio varejista e muitos outros segmentos estavam com altas expectativas para as vendas no dia dos namorados deste ano, após dois anos sem comemorações presenciais devido a pandemia de Covid-19.

Assim como o esperado, houve um crescimento nas vendas no comércio físico na semana da data comemorativa, entre 6 e 12 de junho, apresentando um aumento de 4%, segundo dados da Serasa Experian.

Apesar do valor positivo, o resultado é inferior à recuperação experimentada em 2021, de 13,7%. A data em 2022 também ficou abaixo do Dia das Mães deste ano, que teve uma recuperação de 6,9%. 

Analisando todo o final de semana do Dia dos Namorados, houve uma alta de 5,5% na média nacional do varejo físico.

De acordo com o economista da Serasa, Luiz Rabi, que acompanhou a pesquisa, essa desaceleração pode refletir a continuação de um período de instabilidade econômica, vivida desde o começo da pandemia, quando houve queda histórica de 27,8% na data comemorativa.

“Além disso, a mudança da prioridade de consumo dos casais brasileiros e a marca de 11 milhões de desempregados, segundo o IBGE, também são fatores capazes de justificar o aumento moderado”, finalizou o economista.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.