x

CARREIRA PÚBLICA

Concurso da Receita Federal pode ser ótima oportunidade para contadores que querem carreira pública

No último concurso para analista-tributário, em 2012, houve uma quantidade significativa de questões voltadas para a contabilidade.

24/06/2022 14:00:02

19,1 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

Concurso da Receita Federal pode ser ótima oportunidade para contadores que querem carreira pública Pexels

O Ministério da Economia autorizou neste mês de junho a abertura de concursos públicos para a contratação de novos funcionários para a Receita Federal, que estão sem novas contratações desde 2014. 

Serão abertas 469 vagas para o cargo de analista-tributário e 230 para o cargo de auditor-fiscal. No total, serão 699 novos contratados, prometendo ser um dos concursos mais concorridos dos últimos anos.

Isso porque não há concursos para analistas desde 2012 e para auditores desde 2014. Com salários que ficam em torno de R$12 mil para analistas e R$21 mil mensais para auditores e por não exigirem formações específicas, apenas curso superior completo, os candidatos devem se preparar para encarar uma grande concorrência.

Além da ampla concorrência, a prova é considerada uma das mais difíceis do país e de alto nível de complexidade pelos especialistas.

Devido a grande necessidade da Receita por um aumento nas equipes, o Ministério da Economia já autorizou a redução do intervalo entre a divulgação do edital e a aplicação das provas, que deve sair bem antes de dezembro deste ano.

Contadores podem ter mais facilidade na prova

Com isso, contadores e outras carreiras que tenham interesse em ingressar no setor público, já devem começar a se preparar. 

Os contadores podem ter um diferencial ao prestar a prova, especialmente de analista-tributário, devido aos conhecimentos necessários e cobrados nas últimas edições.

O edital ainda não foi divulgado, mas avaliando os últimos concursos, os concurseiros devem esperar uma prova objetiva, prova discursiva, análise da vida pregressa e o curso de formação.

As últimas edições do concurso tiveram 140 questões na prova objetiva, sendo que metade foi direcionada para conhecimentos gerais e a outra metade para conhecimentos específicos.

Na prova de analista-tributário, na parte de conhecimentos específicos, foram cobrados, entre outros temas, conceitos da contabilidade geral e avançada, podendo ser o diferencial do profissional contábil que sempre sonhou em trabalhar no setor público e fazer carreira por lá, em um dos concursos mais concorridos dos últimos anos, que tem um salário inicial muito atrativo.

Leia Mais

Fique por dentro da carreira de Auditor na Receita Federal e como se preparar para o concurso com o Fecha a Conta.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.