x

TECNOLOGIA

Programa Brasil Mais lança novas modalidades para ajudar o micro e pequeno empresário

Confira as duas novas modalidades que compõem o programa, divulgadas nesta segunda-feira (27).

28/06/2022 09:35:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Programa Brasil Mais quer ajudar MPEs por meio da digitalização

Programa Brasil Mais lança novas modalidades para ajudar o micro e pequeno empresário pxhere

A Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia lançou, nesta segunda-feira (27), duas novas modalidades do Programa Brasil Mais, que auxilia as empresas brasileiras a melhorarem a competitividade no mercado por meio de ferramentas digitais.

O Programa Brasil Mais, do Governo Federal, foca no desenvolvimento das micro, pequenas e médias empresas, apostando na melhoria na gestão e produtividade, melhorando assim sua competitividade, com a ajuda de ferramentas de baixo custo.

A primeira nova modalidade proposta pelo programa é chamada de Transformação Digital, apostando na adoção de ferramentas conhecidas como plug and play, que são ferramentas de instalação automática pelos computadores, de baixo custo, para que o pequeno negócio resolva problemas que ocorreram previamente por falta de digitalização. 

Nesta modalidade, quem fará o acompanhamento técnico será o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Já a segunda nova modalidade, será a Smart Factory, para às indústrias das categorias atendidas, prevendo a seleção de projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). 

Os projetos deverão seguir a tecnologia 4.0, que prevê a melhoria de processos industriais e o aumento de produtividade decorrente da modernização.

Ampliação do Brasil Mais

Com essa novidade, o programa passa a contar com três modalidades de atendimento. Até então, só existia o Brasil Mais Produtividade, dividido em dois eixos: um com apoio do Sebrae e outro com apoio do Senai. 

O eixo do Sebrae prevê consultorias de inovação e de melhorias de práticas gerenciais, para aumentar o faturamento e reduzir custo de micro e pequenas empresas. O pequeno negócio não paga nada.

O eixo do Senai é voltado para a aplicação de princípios de manufatura enxuta a indústrias de até 499 funcionários. Os atendimentos são feitos pela entidade a um custo de R$2,4 milhões para a empresa.

Programa Brasil Mais

O Brasil Mais visa aumentar a produtividade das empresas mediante a adoção de melhorias de gestão e soluções digitais de rápida implementação, baixo custo e alto impacto, além de fomentar o desenvolvimento de novas tecnologias voltadas a esse público.

Criado em novembro de 2020, o Brasil Mais já atendeu mais de 90 mil empresas de vários segmentos em todo o país, com resultados expressivos. Os ganhos de produtividade foram de 24% a 42%, em média, considerando os atendimentos do Brasil Mais Produtividade realizados por Sebrae e SENAI.

O programa é coordenado pelo Ministério da Economia e realizado em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.