x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

ENERGIA ELÉTRICA

Aneel aprova aumento médio de 12% na conta de luz em São Paulo

Confira os novos valores propostos para São Paulo e região tanto para alta quanto para baixa tensão.

29/06/2022 11:40

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Conta de luz sobe em São Paulo na próxima segunda-feira (4)

Aneel aprova aumento médio de 12% na conta de luz em São Paulo Pixabay

O bolso dos moradores da cidade de São Paulo e arredores ficará mais pesado a partir da próxima segunda-feira (4), quando haverá um novo reajuste nas contas de luz.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou nesta terça-feira (28) o reajuste tarifário das contas de luz para 2022 na Enel Distribuição São Paulo.

As novas tarifas entrarão em vigor já na semana que vem, no dia 4, para os 24 municípios da área de concessão da distribuidora, que atende cerca de 7,6 milhões de unidades consumidoras no estado.

O reajuste médio será de 12,04%, sendo que o aumento será de 18,03% para alta tensão e 10,15% para baixa tensão. Os clientes de alta tensão da região são indústrias e comércios e a maior parte dos de baixa tensão, clientes residenciais.

A empresa afirmou que a inflação, os encargos setoriais e os custos de compra de energia durante a crise hídrica de 2021 influenciaram na elevação das tarifas.

Ainda de acordo com a Enel, o reajuste previsto nas tarifas originalmente era de 27,64%, mas houve um “esforço de redução” por meio de medidas do governo e da companhia para evitar este impacto.

A Aneel recentemente aprovou o reajuste das bandeiras tarifárias, variando entre 3,2% e 63,7%, de acordo com o tipo da bandeira. Esta elevação ainda não deve impactar os brasileiros porque, desde abril, a bandeira tarifária está verde, então não há cobrança adicional.

Os valores estipulados pela Enel entram em vigor já na próxima semana e devem ser revisados em meados de 2023.

Leia mais

Sancionada lei que devolve valor de ICMS cobrado a mais na tarifa.

 

 

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.