x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

ECONOMIA

Indicador risco Brasil volta a atingir mesmo nível do começo da pandemia

Índice avalia a capacidade do país de pagar suas dívidas.

30/06/2022 15:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Risco Brasil atinge mesmo nível de março de 2020

 Indicador risco Brasil volta a atingir mesmo nível do começo da pandemia Pexels

O indicador risco Brasil, conhecido por medir a capacidade do país de pagar suas dívidas, sofreu uma piora e retornou ao patamar vivido durante o começo da pandemia de Covid-19, nos primeiros meses de 2020.

Os dados são da pesquisa da S&P Global Market Intelligence, que acompanha os contratos com prazo de cinco anos do chamado Credit Default Swap (CDS).

O CDS é como se fosse um seguro contra um calote de dívida, então se o número de contratos aumenta, o risco do país sobe.

O país atingiu os 300 pontos pela última vez em 16 de março de 2020, segundo a consultoria, devido à incerteza ao redor do mundo sobre os impactos financeiros da pandemia, aumentando o temor de calotes.

O indicador, naquele período, chegou a 379 pontos e depois iniciou uma tendência de queda, após três meses em alta.

Já no dia 30 de maio deste ano, o risco Brasil começou a subir mais uma vez e atingiu novamente os 300 pontos nesta terça-feira (28).

O aumento é justificado devido aos cenários internos e externos desfavoráveis. Em um âmbito mundial, investidores estão apostando em uma desaceleração econômica global e uma possível recessão, já que as grandes economias estão iniciando um ciclo de altas nos juros para lidar com os índices recordes de inflação.

Outro fator que segue impactando o índice é a guerra entre Rússia e Ucrânia, aliado à queda na atividade econômica na China, causada por novos surtos de Covid-19.

No cenário nacional, o risco fiscal voltou a ser preocupação para os investidores, devido às medidas do governo para aliviar o aumento dos combustíveis com a PEC dos Combustíveis, podendo prejudicar a dívida pública.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.