x

Trabalhista

Evitando uma demissão em massa

Com a onda de demissões em massa, entenda quais são os critérios avaliados pelas empresas no momento da dispensa e como agir para não estar na lista.

10/07/2022 13:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Evitando uma demissão em massa

Evitando uma demissão em massa Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Demissões, ofertas rescindidas e congelamentos de contratações tem se intensificado nas áreas de cripto e tecnologia, mas a tendência é que isso se espalhe para outros setores também.

Para os trabalhadores e pessoas que buscam por emprego, o cenário é preocupante. Isso pode ser representado pela proliferação de perfis com selo de "procurando emprego” no Linkedin em um nível não visto desde o início da pandemia.

Além disso, há também uma forte presença de pedidos para que as pessoas ajudem esses usuários a encontrar um novo emprego.

Planilha com nomes, e-mails e cargos de pessoas que foram demitidas também estão circulando online, para que assim recrutadores e empresas possam entrar em contato com ele e indicar possíveis vagas.

Como a empresa decide quem será demitido?

Não há uma fórmula específica que as companhias usam quando precisam demitir funcionários para cortar os gastos.

Algumas organizações aderem ao modelo “último a entrar, primeiro a sair”, ou seja, a gerência prefere manter os funcionários de longa data e demitir os que acabaram de entrar na empresa.

Muitas das vezes, a liderança quer colocar em campo a melhor equipe, protegendo os melhores colaboradores.

Pessoas que possuem habilidades altamente especializadas e que são difíceis de substituir podem ficar, já trabalhadores com talentos mais comuns e facilmente substituíveis não estão seguros.

Quando as empresas adotam o corte em grande escala, de maneira geral, oferecem pacotes de demissão voluntária. Assim, os trabalhadores prestes a se aposentar podem receber um pacote financeiro que os incentiva a sair por conta própria, salvando o emprego de um outro colaborador no processo.

Além disso, um grupo ou um setor específico pode apresentar um desempenho insatisfatório. 

Por esse motivo, em tempos de crise, a administração pode optar por demitir grandes equipes, pois sente que o time continuará a ter perdas e esgotar recursos necessários, enquanto não se tem grandes esperanças de uma recuperação financeira.

Serei afetado por uma demissão em massa?

As chances de estar seguro são mais altas quando o funcionário está em um setor que gera receita, diferentemente daqueles que trabalham em um centro de custos.

Em tempos difíceis, as companhias precisam de pessoas responsáveis pelo dinheiro. Aqueles que são ótimos trabalhadores, mas não são focados na receita, podem ter mais desafios para manter o emprego.

O RH pode pesar nas decisões de quem fica e quem sai. Esse setor vasculha os registros pessoais para revisar as avaliações de desempenho, procurar recomendações e ver se uma pessoa cometeu infrações, violou regras, ou algo nesse sentido.

As empresas não dirão isso abertamente, mas há tipos de pessoas em que administração fica feliz ao ser demitido. São pessoas com atitudes ruins, que sempre reclamam, têm problemas com colegas de trabalho, não são pontuais, perdem reuniões importantes, entre outros pontos.

Outro setor que também pode avaliar os funcionários antes da demissão é o diretor financeiro e a equipe de contabilidade. Eles poderão analisar os números e determinar que funcionários seniores serão dispensados.

Os trabalhadores mais velhos, em média, tendem a ganhar mais do que jovens devido aos anos de experiência. 

Para a empresa chega a ser conveniente dizer que está apenas dissolvendo uma unidade que tem um grande número de funcionários seniores com pacotes salariais altos.

A companhia pode tirar alguns funcionários altamente remunerados ao invés de um grande número de funcionários de nível médio a júnior.

Mostrar o valor e fugir da demissão

Com a pandemia, o trabalho home office trouxe equilíbrio entre vida pessoal e profissional; no entanto, às vezes o colaborador precisa se sacrificar para salvar seu emprego. Vá ao escritório cinco dias por semana

Outro ponto importante é conhecer todas as pessoas-chave dentro da organização. 

Se voluntarie para atribuições e tarefas que ninguém mais quer. Pergunte ao seu chefe o que pode fazer para ajudar. Vá além e supere as expectativas. De forma sutil, deixe seus supervisores e outros saberem sobre suas realizações.

Além disso, encontre projetos que sejam importantes para a empresa e tente entrar na equipe. Seja gentil com as pessoas de todos os níveis.

É natural, em tempos de incerteza e estresse, que os trabalhadores fiquem agitados. Reclamam abertamente. Os descontentes culpam os outros por criar os problemas e ficam bravos por suportarem o peso das más decisões da liderança.

Sendo assim, evite resmungar ou apontar o dedo. Mantenha-se sempre positivo, otimista e entusiasmado.

Quando a economia está em um cenário preocupante, com inflação descontrolada, os trabalhadores precisam ser estratégicos e inteligentes para salvar seus empregos.

As demissões fazem parte da vida corporativa, por mais que sejam ruins.

Em alguns casos, o colaborador não tem nem controle sobre a situação, ou então pode estar no emprego certo, mas na hora errada.

A empresa sente a pressão para cortar custos, e o funcionário pode acabar sendo pego pelas demissões em massa.

Com informações da Forbes Brasil

Fonte: -

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.