x

CARREIRA

Cerca de 70% dos profissionais com mais de 40 anos já sofreram preconceito durante processos seletivos

Apesar de 99,2% das empresas entrevistadas acreditarem que estes profissionais agregam ao ambiente de trabalho, a menor parte aposta nestas contratações.

11/07/2022 14:30:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
7 em cada 10 profissionais relatam preconceito pela idade

Cerca de 70% dos profissionais com mais de 40 anos já sofreram preconceito durante processos seletivos Pexels

Em maio deste ano, mais de 10 milhões de brasileiros ainda enfrentavam o desemprego e mais de um fator contribuiu para que este número continue tão alto no país.

Além das diversas dificuldades encontradas normalmente nos processos seletivos e a enorme lista de exigências, o preconceito com profissionais de mais de 40 anos também tem sido um desafio para se recolocar no mercado de trabalho.

De acordo com uma nova pesquisa da plataforma de emprego Infojobs, concedida com exclusividade ao g1, sete em cada dez profissionais de mais de 40 anos afirmam já ter sofrido preconceito durante processos seletivos por conta da idade. Ao todo, a pesquisa ouviu 4.558 pessoas a partir dos 40 anos; 79,4% disseram estar desempregadas.

Quando se trata de aumentar as oportunidades de emprego para pessoas com mais de 40 anos, as empresas não dão as mesmas chances dadas aos mais jovens, segundo 78,5% dos entrevistados na pesquisa do Infojobs.

Segundo a CEO do Infojobs, Ana Paula Prado, os processos seletivos são a porta de entrada para a criação de um ambiente de trabalho mais igualitário. Entretanto, isso só é possível por meio da aceitação dos diversos níveis de experiência e a valorização específicas de cada profissional.

Sobre o tema, o especialista em Diversidade e Inclusão do site Vagas.com, Renan Batistela, afirma: "Diversidade e inclusão, bem ou mal, virou um negócio que todo mundo quer fazer, mas nem todo mundo faz bem feito. Tem muita empresa falando muito e fazendo pouco"..

Especialistas apontam que as empresas estão preocupadas com a experiência técnica, mas que profissionais com mais idade têm outros benefícios a agregar — como maior equilíbrio profissional e zelo pela ética da empresa.

"Às vezes não é uma questão de capacitação, e sim de preconceito constituído na empresa. Por isso, é fundamental que as empresas tenham políticas de inclusão de idade entre as pautas de diversidade", diz Batistela.

Contratações enfrentam vários desafios

A pesquisa aponta também que, entre os perfis de liderança que fizeram parte da pesquisa, 99,2% acreditam que os profissionais com mais de 40 anos agregam ao ambiente de trabalho. Mas apenas 12,8% dizem que a empresa tem mais da metade dos trabalhadores acima dessa idade.

Em 25,1% dos casos, os maiores de 40 são entre 20% e 50% do total de trabalhadores. Em outros 26,6%, são entre 5% e 20% da força de trabalho.

O levantamento mostra que 27,1% dos participantes acreditam que é preciso estar mais atualizado para competir com as novas gerações — e 68,4% alegaram que muitas vezes ainda não é o suficiente.

Entre os principais desafios dos profissionais entrevistados, a falta de oportunidade se destaca na pesquisa, com 61,1%. Outras dificuldades práticas, como acompanhar as tendências do mercado (14,1%), se reinventar (12,3%) e lidar com as diferentes gerações (10,8%) também foram citadas.

Para mais da metade (56,2%), é preciso que as empresas vejam o potencial das contratações, enquanto 30,4% acreditam ser necessário romper com preconceitos internos para impulsionar essas contratações.

Com informações g1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.