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BPO Financeiro: especialista explica como oferta de serviço pode ser ponto de virada para escritórios contábeis

Eliandro Prado fala sobre estratégias para escritórios se destacarem no mercado e manterem crescimento escalável ofertando gestão financeira.

13/07/2022 15:00:01

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 BPO Financeiro: como se destacar no mercado ofertando o serviço

BPO Financeiro: especialista explica como oferta de serviço pode ser ponto de virada para escritórios contábeis Foto: Pexels

Como crescer no mercado contábil e permanecer relevante para os clientes? Essa é a pergunta que muitos empresários contábeis fazem todos os dias.  A resposta é que não há uma fórmula única e milagrosa para isso, mas expandir a prestação de serviços para novas soluções que ajudem o dia a dia do cliente é uma boa aposta para se destacar em um mercado concorrido como o da contabilidade.

O BPO Financeiro é uma das grandes apostas para dar uma guinada nos negócios. O especialista nesse serviço e CEO da OmegaPrice, Eliandro Prado, comenta que a educação financeira não faz parte da vida da maior parte dos brasileiros e, consequentemente, dos empresários. 

Ele diz que esse cenário faz com que o contador esteja “dormindo sobre um colchão de dinheiro” quando o assunto é prestar serviços de gestão financeira.

“Cerca 169% da população brasileira está inadimplente. Um terço da população jovem do Brasil, está devendo. E olha que  número interessante: 15 milhões de empresas estão na verdadeira cegueira financeira, ou seja, essas empresas não tem uma gestão financeira organizada e o resultado de tudo isso é a alta mortalidade de negócios”, pontua o especialista.

Eliandro diz que, ao longo dos anos de atuação, identificou três pontos de dificuldades dos clientes sobre gestão financeira: muitos deles não gostam de fazer gestão financeira, não sabem fazer a gestão financeira e não têm tempo para cuidar disso.

“Identificando isso, entendi que se existe essa situação, então eu precisava perguntar para o meu cliente se poderia fazer essa gestão para ele, questionar o que ele achava de terceirizar essa gestão financeira. Em vez de ficar reclamando que ele não mandou o documento, ficar reclamando que as coisas não estão organizadas, eu poderia ajudar ele a resolver essa dor.”, conta.

Ofertando o serviço de BPO Financeira, em 2016, Eliandro triplicou o faturamento do escritório contábil que, na época, estava prestes a fechar as portas.

Oportunidade x concorrência 

O BPO Financeiro está crescendo em popularidade no Brasil. É um serviço que, em tese, pode ser feito por todo contador. Contudo, nem todo  profissional e escritório da área estão preparados, de fato, para absorver essa demanda.

Eliandro diz que esse serviço de gestão financeira deve ser visto pelo contador como um novo negócio, pois não é contabilidade. 

Ele afirma que é preciso estruturar processos, preparar times, organizar a casa e entender que a nova solução que vai ofertar deve agregar e  potencializar a empresa do cliente.

“O BPO Financeiro não pode ser encarado como um mais um ‘penduricalho’ no escritório, como mais um serviço que o contador vai colocar no catálogo. Oferecer esse serviço vai demandar equipe, processo, novas tecnologias, perfil de cliente, e todos muitas vezes diferente do perfil da contabilidade.  Inclusive, a cobrança de honorário é muito diferente do contador e agrega rentabilidade muito maior do que hoje é um honorário contábil, então é uma grande oportunidade para esse profissional.”

Diferenciação no mercado

Segundo dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), atualmente, há mais de 81.743 organizações contábeis ativas no Brasil. 

Diante desse número tão alto, o questionamento é inevitável para os empresários contábeis: como se diferenciar da concorrência e ter sucesso? 

A resposta, segundo Eliandro, é oferecer novas soluções, como o BPO, e não ficar somente nas questões básicas. 

“É preciso entender que cada cliente tem uma trajetória. O BPO  Financeiro está muito ligado a você ajudar uma empresa a ter clareza, ter previsibilidade dos seus números e, diante disso, cada empresa tem um estágio nessa evolução”, pontua.

O especialista cita exemplos de três estágios que as empresas costumam se encaixar: 

  • A que está na fase de organizar o financeiro;
  • A que já tem um financeiro mais organizado no quesito de contas a pagar e contas a receber, mas não tem uma projeção do seu fluxo de caixa, não consegue entender o que vai acontecer no mês que vem ou na semana seguinte; 
  • A que está tentando ter finanças estratégicas, entendendo os indicadores, avaliando a performance da empresa, fazendo um comparativo, tendo um orçamento financeiro pré-estabelecido.

Eliandro reforça que o contador precisa entender cada uma dessas fases e criar uma jornada para elas, lembrando que cada situação vai exigir mais conhecimento dele. 

“Esse profissional contábil vai entender que não depende só do operacional, mas também da parte analítica, depende de ser contador de verdade, de aplicar as técnicas que aprendeu e isso vai fazer com que o BPO Financeiro ofertado seja mais analítico e voltado para esse momento de ajudar o empresário em cada uma das suas fases. É o que vai fazer com que ele realmente tenha um trabalho diferenciado no mercado”, afirma.

Mercado contábil nos próximos anos

Questionado como enxergava o cenário da contabilidade nos próximos anos, o especialista em BPO Financeiro disse acreditar que o mercado vai absorver de vez a demanda da gestão financeira dos clientes.

“O empresário contábil vai ter que criar uma empresa ou departamento para fazer o BPO Financeiro de seus clientes, ou vai precisar buscar empresas parceiras para ofertar esse serviço. A questão é que ele vai ter que atender essa demanda de mercado que é crescente entre os empresários que já enxergam esse serviço como uma facilidade. E já está acontecendo de vários contadores serem indagados por seus clientes sobre a oferta desse serviço”, explica.

Eliandro ainda diz que nos próximos três anos os contadores vão ser ainda mais cobrados sobre isso.

“Se os escritórios de contabilidade já estiverem preparados para poder atender seus clientes dessa forma, é uma oportunidade gigantesca. O que não dá é esperar a situação bater na porta para depois ir buscar solução”, finaliza.

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