x

Pronampe

Pronampe: contribuintes têm encontrado dificuldades para realizar adesão

Contribuintes que querem aderir ao Pronampe não têm encontrado suas instituições financeiras no e-CAC.

14/07/2022 14:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Pronampe: bancos ainda não podem conceder empréstimos

Pronampe: contribuintes têm encontrado dificuldades para realizar adesão Pexels

Usuários do fórum do Portal Contábeis têm relatado problemas ao permitir o compartilhamento de dados com as instituições financeiras, processo que passou a ser exigido para as empresas que desejam aderir ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) em 2022.

Os contribuintes devem permitir o compartilhamento de dados por meio do Centro Virtual de Atendimento (Portal e-CAC) , na opção “Autorizar Compartilhamento de Dados”, localizada na aba de serviços “Outros”.

Contudo, um dos campos obrigatórios para preenchimento é o que solicita o nome da instituição financeira que os usuários desejam compartilhar os dados.

O problema é que grande parte das instituições ainda não aparecem como opção na plataforma, de acordo com o contador e sócio da DWC Contábil, Danilo Campos.

“Cerca de 90% dos clientes do escritório trabalham com as cooperativas de crédito e ainda não conseguimos identificá-las no sistema. Na última vez que fizemos o acesso, só havia bancos tradicionais, como o Banco do Brasil e o Bradesco”, afirma.

Adesão ao Pronampe

Em nota ao Portal Contábeis, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) afirmou que as instituições estão aderindo ao Pronampe na medida em que os regulamentos estão sendo publicados e contratos de adesão, formalizados. 

“Neste momento, os bancos listados no portal são os que estão habilitados para o processo”, diz a nota.

Leia mais:

Pronampe 2022: veja como compartilhar seus dados

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.