x

MEI

Cerca de 29% dos MEIs fecham após cinco anos de atividade

A pandemia, falta de dinheiro e de clientes estão entre os principais motivos para o fechamento dos MEIs.

20/07/2022 15:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MEI têm maior taxa de mortalidade durante a pandemia

Cerca de 29% dos MEIs fecham após cinco anos de atividade José Cruz/Agência Brasil

Os microempreendedores individuais (MEIs) tiveram a maior taxa de mortalidade durante a pandemia: 29% fecham após cinco anos de atividade. Em seguida, vêm as microempresas (21,6%) e as de pequeno porte (17%). A área mais atingida durante a crise foi o comércio; a menor, a indústria extrativa.

Os dados fazem parte de um levantamento realizado pelo Sebrae com pequenos negócios para entender os efeitos da pandemia.

O gerente da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Rio, Marcelo Pereira, destaca que o estudo apontou que muitos desses empresários iniciaram o negócio por necessidade, ou seja, estavam desempregados e abriram seu próprio negócio. 

Entre os motivos mais citados estão: pandemia/Covid-19 (41%), falta de dinheiro ou financiamento (22%) e falta de clientes (20%).

Por outro lado, das empresas que permaneceram ativas, 37% identificaram uma oportunidade no mercado. 

“As empresas que continuam no mercado após cinco anos se mostraram mais ativas em aperfeiçoar sistematicamente seus produtos e serviços às necessidades dos clientes e em estarem sempre atualizadas com respeito a novas tecnologias do seu setor”, analisa o especialista.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.