x

Trabalhista

Receita deve esperar devido processo legal antes de declarar inaptidão do CNPJ

Para o TRT, a inaptidão do CNPJ é uma medida irreversível e, portanto, a RFB deve aguardar recurso da empresa.

21/07/2022 14:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
TRT: Receita Federal não pode declarar CNPJ inapto

Receita deve esperar devido processo legal antes de declarar inaptidão do CNPJ Pillar Pedreira/Agência Senado

A Receita Federal não pode declarar a inaptidão do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) sem que seja respeitado o devido processo legal, de acordo com o entendimento do  Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região.

A Receita Federal desqualificou o CNPJ da empresa com base na Lei 9.430/1996, que determina a inaptidão da inscrição após ausência de declarações por dois anos consecutivos.

A empresa, por sua vez, alegou que comprovou a ausência de pendências e que não foi previamente intimada para apresentar defesa, além de argumentar que a inaptidão do CNPJ viola o livre exercício de sua atividade econômica.

Já o órgão governamental, conforme os autos, não apresentou "uma linha sequer para comprovar que intimou previamente a autora".

Apesar da a juíza Ana Lucia Petri Betto considerar a medida adotada pelo órgão governamental respaldada pela legislação, ela destacou que o artigo 42 da Lei 9.430/1996, também prevê que a inaptidão da inscrição deve ser lançada no mesmo momento em que a pessoa jurídica é intimada para regularizar sua situação ou apresentar recurso.

Dessa forma, para a juíza, "tal previsão é medida irreversível, pois virtualmente encerra as atividades da empresa, que não consegue mais emitir quaisquer documentos fiscais". 

Com isso, determinou que a Receita Federal restabeleça a inscrição de da companhia até que ela seja regularmente intimada.

Por fim, a magistrada destacou que "somente se mostra lícita a inaptidão da inscrição no CNPJ após a regular tramitação do processo administrativo, com decisão definitiva pela irregularidade ou ausência das declarações pela empresa".

Nº da decisão: 5015237-31.2022.4.03.6100

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.