x

Evento Contábil

Conexão Contábil vai debater papel estratégico do contador na campanha eleitoral

Prestação de contas eleitorais é um dos motivos que pode impugnar as candidaturas e exige atenção de candidatos e partidos

26/07/2022 18:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Conexão Contábil vai debater papel estratégico do contador na campanha eleitoral

Conexão Contábil vai debater papel estratégico do contador na campanha eleitoral Foto: CFC

A estimativa é que a disputa pelo Palácio Anchieta tenha ao menos 9 candidatos. O que a população poderá saber a partir do dia 15 de agosto, prazo final para que os partidos oficializem as candidaturas junto ao TRE. Assim os eleitores do Espírito Santo vão conhecer quem serão os postulantes ao cargo de governador e também quem vai disputar as demais vagas das eleições deste ano.

E a temática Contabilidade Eleitoral é importante e vem ganhando maior relevância a cada ano. A prestação de contas eleitorais, é definitiva para validar ou acabar com as chances, inclusive dos eleitos. Se a declaração de gastos estiver fora das regras da Justiça Eleitoral é motivo para cassar os mandatos.

Para a confirmação das candidaturas vale ressaltar também que a Lei da Ficha Limpa, vem sendo implacável, em 2018 cerca de 6% dos candidatos tiveram o registro negado por diversos motivos, inclusive pela rejeição das contas nos tribunais de contas. Outro tema que merece atenção dos candidatos é a contabilidade pública.

Estes são temas que exigem atenção não somente dos profissionais da contabilidade, mas de todos os agentes envolvidos nas campanhas eleitorais, e que entram em debate no Conexão Contábil que acontece nos dias 27 e 28 de julho, em Vitória (ES).

CONEXÃO CONTÁBIL

A programação do evento incluirá o seminário de governança do Sistema CFC/CRCs e palestras tratando de temas, como: Habilidade e competências do profissional da contabilidade na visão do mercado; A fiscalização como instrumento de proteção da sociedade; Cripto Ativos e metaverso; Desafios e inovações para a classe contábil na prestação de contas do processo eleitoral; e A adoção da ESG nas empresas de pequeno e médio porte e o papel primordial do profissional da contabilidade.

Conexão Contábil Sudeste é gratuito

O encontro será gratuito e realizado no formato híbrido. Para a modalidade presencial, estão sendo ofertadas 300 vagas e, para aqueles que quiserem acompanhar a programação de modo virtual, as vagas são ilimitadas.

O evento será no Hotel Sheraton, Av. Saturnino De Brito Avenue 217 - Praia do Canto.

As inscrições podem ser realizadas no site do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), pelo link https://www1.cfc.org.br/sisweb/SGEWebSgi/View/User/login.aspx.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.