x

BPO FINANCEIRO

Terceirização é tendência em empresas e área financeira se destaca por precisar de muito mais conhecimento em atualizações

Entenda os benefícios que a terceirização pode trazer para a empresa e de que forma os profissionais podem se destacar no mercado.

01/08/2022 16:00:01

2,7 mil acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

 Terceirização é tendência em empresas e área financeira se destaca por precisar de muito mais conhecimento em atualizações Pexels

Empresas brasileiras têm, aos poucos, descoberto os grandes benefícios da terceirização.

Em um primeiro momento, quando se fala em terceirização, imaginamos atividades não tão ligadas à operação principal da empresa, ou seja, portaria, limpeza, segurança, etc.

Mas, aos poucos, as empresas vêm descobrindo que é possível terceirizar quase todos os processos.

E o que a terceirização de mão de obra tem a ver com a Contabilidade ou com a área financeira da empresa? Muito mais do que se imagina!

Segundo o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a área que mais emprega no Brasil é a de Serviços, além disso, tem também a maior taxa de formalização, com 73% dos trabalhadores registrados. Isso demonstra a importância desse segmento.

Contadores e Profissionais de BPO Financeiro são prestadores de serviços, e, portanto, se enquadram nos dados acima.

Aliás, antes de continuar, vamos entender a diferença entre as duas profissões:

  • Contador é o responsável por lidar com a área financeira, econômica, fiscal e patrimonial das empresas ou pessoas físicas. Ele consolida os dados para chegar em resultados.
  • O Profissional de BPO Financeiro atua com a parte de finanças e gestão financeira. O seu diferencial é conseguir ter um panorama mais geral, onde identifica possíveis problemas e vislumbra oportunidades, sempre levando em conta a realidade financeira da empresa.

Por esse motivo, quem atua como Profissional de BPO Financeiro não precisa, necessariamente, ter formação em Ciências Contábeis.

BPO, ou Business Process Outsourcing, na tradução literal, Terceirização de Processos de Negócios, não se trata, entretanto, de uma consultoria ou assessoria. É uma empresa parceira, que se encarregará das rotinas financeiras e que trará conhecimento mais qualificado, além de tecnologia e inovação na área, para a empresa contratante.

A ideia é a melhoria que uma empresa com mais know-how pode oferecer, de um modo mais econômico para quem contrata, já que o BPO Financeiro pode prestar serviços para várias pessoas (PJ ou PF) simultaneamente.

A ideia principal de uma terceirização mais especializada, como o BPO Financeiro, é permitir que os responsáveis da empresa se envolvam mais com o core-business, ou o que a empresa realmente faz, e deixe que especialistas complementem isso em outras áreas.

E como se tornar um profissional em BPO Financeiro?

Acredite, esse profissional está sendo muito procurado e, consequentemente, muito bem remunerado para isso.

Cada vez mais as empresas entendem que ter pessoas extremamente especializadas em determinadas áreas, atuando como parceiros, é rentável para ambos.

Se você tem o objetivo de atuar como profissional em BPO Financeiro, precisa conhecer muito além do processo financeiro em si. Mas existem diversos cursos e treinamentos que te ensinam e orientam em tudo o que é necessário.

Eliandro Prado é especialista na área de BPO Financeiro e CEO da OmegaPrice, também ministra diversos cursos direcionados a profissionais que já atuam ou querem começar a atuar como Profissional nesse ramo de BPO Financeiro.

“É importante destacar que o contador, por exemplo, deve encarar o fato de ser BPO como um novo negócio, bem diferente de somente prestar os serviços de contabilidade. Por isso é tão importante um conhecimento mais amplo", explica.

"A maioria dos empresários têm dificuldades em lidar tanto com a parte financeira e fiscal, quanto com a parte de planejamento e estratégias financeiras”, isso porque “o empresário conhece do negócio, daquilo que ele realmente faz e foi o motivo para o qual abriu a sua empresa", afirma.

É o que citamos acima como core-business, o negócio – produtos ou serviços – oferecidos.

"Essa atuação mais ampla dos profissionais é uma tendência de mercado e não vai acabar daqui a meia década, pelo contrário, deve se manter crescente, já que a especialização ajuda a melhorar a performance das organizações.”

Eliandro Prado tem uma empresa que presta serviços de BPO Financeiro e afirma que o negócio é altamente lucrativo.

“Contadores, busquem a especialização, tenham alternativas para oferecer a seus clientes e acrescentem conhecimento sempre que possível. Isso é o que vai te tirar do lugar comum e te levar a ter muito mais sucesso e realizações como profissional”.

Prado ainda destaca que a atuação como Profissional de BPO Financeiro pode ser feita de qualquer lugar, uma vez que esse especialista não precisa atuar de forma presencial.

Uma única empresa especializada em BPO Financeiro é capaz de atender dezenas de outras empresas, dependendo do tamanho e da equipe envolvida.

Nos dias 9, 10 e 11 de agosto, Eliandro Prado vai oferecer a Certificação Gratuita em BPO Financeiro Profissional, um treinamento com certificação de participação, gratuito e online, onde os participantes poderão entender e aprender quais são as ferramentas básicas necessárias para se tornar um profissional da área, ou mesmo para acrescentar conhecimento para quem já está atuando.

As inscrições podem ser feitas pelo site.

Não perca a oportunidade de ser um profissional mais qualificado e com muito mais repertório.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.