x

MEDIDA PROVISÓRIA

MP aumenta limite de crédito com desconto em folha para 40% do salário de servidores federais

Antes da medida provisória ser aprovada, a margem máxima era de 35%.

04/08/2022 16:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
MP aumenta limite de crédito consignado para servidores federais

MP aumenta limite de crédito com desconto em folha para 40% do salário de servidores federais Foto: Marcos Correa/ZUMAPRESS

Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quinta-feira (4) a Medida Provisória (MP) que aumenta para 40% o valor máximo do crédito consignado permitido para servidores públicos. O valor, anteriormente, era de 35%. A medida, assinada pelo presidente, já está em vigor a partir de hoje.

O consignado é um tipo de empréstimo em que a prestação é descontada diretamente da folha de pagamento. Do novo total estipulado, 5% devem ser destinados ao pagamento de despesas em cartões de crédito ou para saque por meio do cartão de crédito.

O limite vale para créditos facultativos, ou seja, aqueles que o servidor toma voluntariamente, sem obrigação legal, como cartão de crédito consignado, plano privado de saúde ou previdência, e pensão alimentícia voluntária.

Ainda de acordo com a MP, novas dívidas nessa modalidade não podem ser feitas caso a soma das consignações e dos descontos (entre eles, os obrigatórios) somem 70% da remuneração do servidor. Segundo a lei em vigor anterior à medida, o percentual não poderia ultrapassar 35%.

Entre os descontos obrigatórios, estão contribuições à previdência social, o pagamento de imposto de renda, reposições ou indenizações ao poder público, além de descontos previstos por ordens judiciais.

A regra vale para militares da ativa ou em inatividade remunerada; servidores públicos federais inativos; empregados públicos federais da administração direta, autárquica e fundacional; e pensionistas de servidores e de militares.

A medida provisória prevê ainda que a contratação da operação de crédito deve ser precedida do esclarecimento ao tomador de crédito sobre custo efetivo total do empréstimo e do prazo para a quitação da dívida.

Veto anterior

Na noite de quarta-feira (3), o presidente já havia sancionado uma lei que libera a contratação de empréstimo consignado por beneficiários de programas de transferência de renda, como o Auxílio Brasil e o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

O texto já previa o aumento do limite no desconto em folha de servidores, mas foi vetado pelo presidente. Nesta quinta, foi publicada uma nova versão, com mudanças na redação.

Em nota, o Ministério da Economia disse que as alterações foram necessárias porque a versão anterior do texto "estava disciplinada em termos imprecisos, que terminavam, por exemplo, por restringir as espécies de consignações permitidas, excluindo várias outras".

A versão barrada previa que, do limite de 40% das consignações, 35% seriam exclusivas para empréstimos, financiamentos e arrendamentos mercantis.

O governo justificou que empréstimos, financiamentos e arrendamentos mercantis são apenas uma das modalidades passíveis de serem consignadas em folha pelo servidor. Estabelecer os 35% para essas opções, de acordo com o governo, criaria "privilégio" a algumas instituições financeiras em detrimento de outras.

O novo texto afirma que 5% devem ser destinados ao pagamento de despesas em cartões de crédito ou para saque por meio do cartão de crédito.

Com informações g1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.