x

NOVOS POSTOS FORMAIS

MPEs são responsáveis por criar 72% das vagas de empregos

As micro e pequenas empresas (MPE) puxaram a criação de postos formais no primeiro semestre de 2022.

05/08/2022 14:00:01

564 acessos

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

MPEs são responsáveis por criar 72% das vagas de empregos Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Sempre confirmando a importância no cenário econômico e trabalhista, as micro e pequenas empresas (MPE) foram responsáveis pela criação de 72,1% dos empregos com carteira assinada no primeiro semestre deste ano.

Entre janeiro e junho de 2022, foram criados 1,33 milhões de postos de trabalho formais no país, sendo que 961,2 mil foram originados por pequenos negócios.

O desempenho da categoria foi significativamente superior ao das médias e grandes empresas, que foram responsáveis pela abertura de 279,1 mil vagas no mesmo período.

O levantamento foi feito pelo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base em dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Considerando somente  junho, foi verificado que as MPE abriram 63,6% das posições formais, com 176,8 mil do total de 277,9 mil novas vagas. 

Avaliando os setores das MPEs que empregaram neste primeiro semestre, todos os segmentos tiveram saldo positivo, com destaque para o setor de serviços, que gerou 533 mil novas contratações. Apenas em junho, o segmento teve 78 mil novos postos.

Na sequência, os setores que mais empregaram foram a construção e indústria.

VER COMENTÁRIOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.