x
Uma nova IOB agora com Inteligência Artificial

Questionário

Censo: cidadão pode responder questionário por telefone ou internet

O cidadão poderá optar por responder a pesquisa do Censo pelo telefone ou internet em até 7 dias.

08/08/2022 11:45

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Censo 2022: saiba como responder o questionário

Censo: cidadão pode responder questionário por telefone ou internet Pexels

O Censo Demográfico 2022, que tem o objetivo de coletar os dados sobre a população brasileira para traçar um perfil socioeconômico do país, já começou.

Os cidadãos podem responder o questionário de forma presencial, por telefone ou pela internet. No entanto, só é possível responder de forma remota, após visita do recenseador ao domicílio, mediante um ticket eletrônico.

Esta é a primeira vez que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) oferece a possibilidade de participação no Censo por telefone – na operação censitária de 2010 já havia a opção de participação pela internet.

Como responder Censo Demográfico

De acordo com o IBGE, ao receber a visita de um agente censitário, o morador poderá fazer a escolha pelo autopreenchimento via internet ou telefone. A partir daí, será gerado um e-ticket para que a pessoa responda ao questionário remotamente no prazo máximo de sete dias.

Para auxiliar a sociedade a preencher remotamente o questionário da pesquisa, foi criado o Centro de Apoio ao Censo (CAC), que funciona por meio do número 0800 721 8181. Lá, 180 agentes censitários se dividem, diariamente, para atender às demandas. O serviço funciona todos os dias, das 8h às 21h30.

Para evitar que o morador se esqueça de responder e o e-ticket perca a validade, no segundo dia, após a visita do recenseador, ele receberá uma mensagem por SMS e e-mail alertando sobre o prazo. Caso não responda à pesquisa, no quarto dia receberá uma ligação telefônica para verificar por que não começou a preencher o questionário.

Se mesmo após a ligação a pessoa não responder, o CAC fará o último contato no sexto dia. Se o prazo de sete dias expirar e o questionário permanecer sem resposta, o domicílio retorna aos aparelhos dos recenseadores para que possa ser realizada nova visita para realização da entrevista presencial.

Leia mais:

Censo demográfico começa nesta segunda-feira (1º)

Com informações do g1

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.