x

ATAQUES CIBERNÉTICOS

Soou o alarme nas PMEs: há risco iminente de ataques cibernéticos

Entenda a importância da cibersegurança para as empresas.

09/08/2022 08:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp

informe publicitário

Soou o alarme nas PMEs: há risco iminente de ataques cibernéticos

Soou o alarme nas PMEs: há risco iminente de ataques cibernéticos Pexels

Em outros tempos, em grandes fábricas, o tocar da sirene fora dos horários costumeiros era sinal de alerta! 

Se fosse hoje, o alarme das Pequenas e Médias Empresas (PMEs) já teria tocado há algum tempo! Mas você sabe por quê? 

Porque há risco iminente de ataques cibernéticos! Mas fique tranquilo! Vamos esclarecer o que está acontecendo e, também, apresentar soluções. Confira!

Primeiramente, é importante falar do momento histórico no qual vivemos. Se há poucos anos a tecnologia já estava presente nas PMEs, imagine o que aconteceu quando a pandemia do novo coronavírus chacoalhou o mercado mundial. Isso mesmo! Vida remota, bem-vinda!

Para citar um exemplo, o e-commerce (venda online) se consolidou e podemos dizer, sem riscos, que teve um crescimento astronômico. E, em paralelo a isso, muitas empresas entraram de cabeça no mundo virtual, ou melhor, o uso da tecnologia passou a ser questão de sobrevivência empresarial.

Acontece que, para as PMEs, as mudanças repentinas são mais desafiadoras. Afinal, grande parte delas não é tão bem estruturada para agir em várias frentes ao mesmo tempo, por exemplo, podemos afirmar que suportar o período pandêmico e se adequar a toda aquela transformação empresarial já era suficientemente difícil. 

Imagina dar conta disso e ainda pensar em proteção contra ataques cibernéticos?

Pois bem! Foi justamente isso que os hackers pensaram e viram ali uma possibilidade para focar os ataques nas PMEs. Mas como?

Quais técnicas são usadas pelos hackers?

Geralmente, os ataques são realizados pelo chamado ransomware, um software malicioso, mais conhecido como malware, que é normalmente usado para extorquir empresas e pessoas. 

Para ajudar a entender a dimensão do prejuízo que pode ser causado quando um desses softwares consegue acesso a um computador ou celular, imagine que o ataque possibilita que terceiros bloqueiem o aparelho para o dono e dá aos crackers acesso irrestrito a todos os dados. 

O ransomware pode chegar por vários caminhos. Um link no WhatsApp, um e-mail ou até mesmo por uma nova conexão no LinkedIn que repassa uma oferta por meio de um link. Essa prática é chamada de phishing, fraude on-line na qual senhas, dados bancários e demais informações pessoais são “pescadas”.

Mas, diante deste cenário, você sabe o que pode ser feito? Bom, para isso, precisamos falar de segurança da informação e, também, de cibersegurança.

O que é segurança da informação?

Se pararmos para pensar um pouco no funcionamento das empresas e dos negócios de hoje em dia, vamos observar que existe uma massiva coleta de dados. Sejam dados dos clientes, sejam dos produtos, sejam dos serviços, seja de comunicação, esta gama gigante de informações tem um grande valor. 

E como podemos imaginar, tudo o que há valor atrai a atenção de pessoas mal-intencionadas, não é mesmo?

E, basicamente, a segurança da informação tem como objetivo reduzir os riscos de perda de dados seja ela por qualquer meio, digital ou físico. 

Ela engloba cuidados que buscam garantir a confidencialidade, a integridade, a disponibilidade e a autenticidade das informações transmitidas, armazenadas ou processadas através de mensagem verbal, eletrônica, escrita e impressa.

Além disso, também está ligada ao gerenciamento de pessoas, segurança física e cumprimento de normas de cada organização, ou seja, a proteção de todos os dados sigilosos da empresa, independente do formato.

O que é cibersegurança?

Bom, agora que já entendemos o que é segurança da informação, ficou mais fácil de compreender o que é cibersegurança, pois ela é uma parte da segurança da informação.

Ou seja, a cibersegurança tem foco na informação digital que está em aplicativos e serviços, por exemplo. 

Ela é voltada para a proteção e defesa de hardwares, softwares, redes, infraestruturas e programas no que é chamado de “ciberespaço”. Em outras palavras, consiste na defesa contra possíveis ataques cibernéticos.

Cibersegurança é primordial para as empresas!

Como dissemos, a tecnologia está cada vez mais presente no nosso dia a dia, e a internet virou um recurso indispensável para as empresas. Porém, não se esqueça do som deste alarme que paira sobre as PMEs e evite que a empresa fique vulnerável e exposta a ataques cibernéticos.

Pois, como os cibercriminosos têm se aprimorado cada vez mais e estão sempre em busca de brechas nos sistemas, as empresas precisam estar cientes que é primordial se preocupar com a cibersegurança. 

Então, não perca tempo e garanta proteção ao seu negócio o quanto antes possível! Com o IOB Cyber, por exemplo, você pode proteger melhor e de forma mais eficaz os dados dos clientes, da empresa, dos fornecedores e dos parceiros. 

Para gerir a empresa com mais tranquilidade, conte agora mesmo com a ajuda de especialistas!

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.