x

TECNOLOGIA

Plataforma GOV.BR já digitalizou 84% dos serviços públicos digitais e oferece 4 mil funcionalidades

A meta do governo é digitalizar todos os serviços até o final de 2022.

18/08/2022 15:30

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Gov.br já oferece 4 mil serviços públicos digitais

Plataforma GOV.BR já digitalizou 84% dos serviços públicos digitais e oferece 4 mil funcionalidades PIXABAY

A plataforma GOV.BR atingiu um novo marco e, nesta semana, passou a disponibilizar um total de 4 mil serviços públicos digitais para o cidadão. O número representa 84% do total de 4,8 mil serviços que são oferecidos atualmente pelo Governo Federal para a população. 

Com a digitalização dos serviços, é estimada uma economia de  R$4,6 bilhões anuais para cidadãos e aos cofres públicos – contabilização feita em relação a serviços transformados em digitais nos últimos três anos e meio. 

Pela plataforma, os interessados podem assinar documentos digitalmente, abrir um negócio, obter a carteira de trânsito e trabalho digital e muitos outros serviços.

Um dos mais recentes serviços é a Carteira de Identidade Nacional no formato digital pelo aplicativo GOV.BR. O documento – que agora tem número único, o CPF – já está disponível gratuitamente para a população do Rio Grande do Sul e do Acre.

Nesses dois estados, após a emissão da nova carteira física (papel ou policarbonato) nos órgãos de identificação, é possível acessar o documento digital no aplicativo pelo celular. Os demais estados estão em processo de adaptação para emitir o novo documento.   

Como acessar os serviços no GOV.BR

Na página inicial, na seção ‘Serviços para você’, a plataforma apresenta três seleções de serviços para facilitar o acesso ao cidadão pela relevância: mais acessados, destaque e recomendados. 

Essa última lista é disponibilizada apenas para os cidadãos que aceitarem habilitar cookies na política de privacidade do portal. Como exemplo, ‘Consultar CPF’, ‘ Receber o Abono Salarial’ e 'Consultar e Solicitar a Devolução de Valores a Receber’ são os três serviços mais acessados no momento.

O GOV.BR disponibiliza também a oferta de serviços considerando os perfis de usuários. São cinco perfis apresentados até o momento: aposentado, estudante, empreendedor, trabalhador e motorista. 

O objetivo é dar mais agilidade à pesquisa de conteúdos específicos para cada perfil de usuário. A busca por serviços pode ser realizada ainda por categorias e pelo órgão prestador.

A meta definida na Estratégia de Governo Digital é de que 100% dos serviços públicos federais estejam digitalizados até o final de 2022. A digitalização atingiu também o público de 1,3 milhão de servidores federais ativos, aposentados e pensionistas, que passaram a contar com um aplicativo exclusivo, o SOUGOV.BR.

Do computador e de dispositivos móveis, os usuários podem acessar atualmente 64 serviços relacionados à sua vida funcional, como atestado médico, declaração de aposentadoria, prova de vida, licença-gestante, adotante e paternidade, entre outros.

Com informações Gov.Br

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.