x

TECNOLOGIA

Pesquisa afirma que apenas 4 em cada 10 empresas do país agem contra vazamento de dados

Apenas no primeiro semestre deste ano, foram quase 3 milhões de ataques hackers mirando dados sigilosos no Brasil.

19/08/2022 12:00:02

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
4 em cada 10 empresas se protegem contra vazamento de dados

Pesquisa afirma que apenas 4 em cada 10 empresas do país agem contra vazamento de dados Pexels

Um novo levantamento realizado pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) afirmou que, no Brasil, apenas quatro em cada dez empresas agem preventivamente contra vazamento de dados sigilosos e pessoais de seus clientes.

A pesquisa entrevistou mais de 4 mil empresários entre agosto do ano passado e abril deste ano, percebendo também que as medidas protetivas contra o vazamento de dados sensíveis cresceram 42% desde 2020.

Apenas no primeiro semestre de 2022, aconteceram quase 3 milhões de ataques hackers visando este tipo de informação, uma alta de aproximadamente 10% em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Desde o começo da pandemia de Covid-19, a digitalização e interações online tiveram um “boom”, o que facilitou a propagação de dados sigilosos.

Avaliando o segmento das empresas que mais dão atenção à proteção de dados, estão os negócios de informação, tecnologia e comunicação, nas quais 50% adotam alguma medida protetiva. Na sequência, aparecem as companhias com foco em logística e comércio, que 43% e 38% utilizam alguma medida.

Entre as empresas que menos prestam atenção nessa situação estão as indústrias, empresas de hospedagem e alimentação.

Para combater este cenário, a pesquisa também revelou que apenas 30% das empresas entrevistadas realizam treinos períodos entre os funcionários para mitigar essa situação.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.