A Prefeitura do Rio de Janeiro informou na manhã desta quarta-feira (24) que o site Nota Carioca voltou a funcionar. O sistema, utilizado para emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), ficou oito dias fora do ar após um ataque hacker.
É importante ressaltar que o portal ainda apresenta algumas instabilidades, mas já permite a emissão das NFS-e.
Com o retorno, os contribuintes poderão emitir notas que substituirão os Recibos Provisórios de Serviços (RPS) feitos durante a inoperância do sistema.
Oficialmente, 438.302 contribuintes estão autorizados a emitir o documento. Até hoje, o Rio de Janeiro já emitiu 1.410.854.090 NFS-e.
Nota Carioca
A prefeitura do Rio informou que os técnicos da Empresa Municipal de Informática (Iplan) conseguiram restabelecer os sistemas de pagamento da Secretaria de Fazenda. Com isso, segundo a prefeitura, o pagamento dos salários dos servidores e dos fornecedores está garantido.
Também já foram depositados benefícios de servidores, como auxílio creche, auxílio moradia e auxílio medicamento.
Ainda de acordo com a administração municipal, com o retorno do sistema de pagamento, a Secretaria Municipal de Habitação também realizou de forma antecipada, o depósito dos Auxílios Habitacionais Temporários.
"Vale ressaltar que o site “prefeitura.rio” segue como plataforma de informações aos cariocas e só deixará de fazer este serviço quando todo o portal da Prefeitura estiver normalizado. Os perfis do município em redes sociais também estão à disposição da população, porque não foram atingidos pelo criminoso ataque hacker", disse a prefeitura, em nota.
Investigação
O ataque hacker ao Datacenter foi registrado na Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI), que investiga o caso.
Os servidores da IplanRio, segundo a prefeitura, seguem com o trabalho ininterrupto para o restabelecimento total do Datacenter municipal e a volta de todos os sistemas. Aqueles que ainda não estão online permanecerão desta maneira até que todo o ambiente digital esteja seguro.
Leia mais:
RJ: prefeitura pede prorrogação do vencimento do Simples Nacional