x

Previdência

INSS: entenda como funciona o cartão de crédito consignado do INSS começa a ser oferecido em setembro

Além do crédito, banco deve oferecer seguro de vida, auxílio funeral e desconto em farmácias

05/09/2022 12:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Entenda o que é o cartão de crédito consignado do INSS que começa a ser ofertado neste mês

INSS: entenda como funciona o cartão de crédito consignado do INSS começa a ser oferecido em setembro Foto: Pedro França/Agência Senado

Uma nova modalidade de crédito foi criada para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social. O cartão de benefício consignado dá um aumento na margem do empréstimo de 5% e deve começar a ser oferecido em setembro por instituições financeiras.

Para saber se esse benefício é interessante para o aposentado, é preciso entender como ele vai funcionar, quem pode pegar e como pagar o empréstimo. Confira abaixo todos esses pontos.

O que é o cartão de crédito consignado?

Essa nova linha de crédito para aposentados e pensionistas do INSS vai ser oferecida por meio de um cartão de crédito consignado que é bem parecido com um cartão de crédito convencional oferecido por bancos, com desconto direto na folha de pagamento.

Contudo, esse cartão  se diferencia por obrigatoriamente oferecer auxílio funeral e seguro de vida no valor mínimo de R$ 2.000 cada e descontos em redes de farmácias conveniadas.

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as instituições que vão oferecer o cartão de benefício consignado são: BMG, Master, PAN, Santander, Daycoval e Facta.

As apólices do seguro de vida e do auxílio funeral valem por dois anos da contratação do cartão, da sua utilização para compras ou saques ou do último desconto em folha, não têm limite de idade e valem independentemente da causa de morte.

Bancos que oferecem o cartão de benefício consignado

O BMG informa que o cartão poderá ser contratado por aposentados e pensionistas do INSS a partir de meados de setembro.

O cartão será sem anuidade, com o valor mínimo da fatura descontado da folha de pagamento, saque disponível de até 70% do limite do cartão, seguro de vida, auxílio e assistência funeral gratuitos, desconto em farmácias, saques gratuitos e até 40 dias para pagar a fatura.

Se a fatura exceder os 5% descontados da folha de pagamento e não for paga, a taxa é de 3,06% ao mês, obedecendo aos juros máximos definidos pelo INSS.

O banco já oferece o cartão a servidores públicos ativos ou inativos de instituições conveniadas de Minas Gerais e de São Paulo, mas com taxas diferentes e sem o seguro de vida e auxílio e assistência funeral gratuitos, exclusivos para aposentados e pensionistas do INSS.

A empresa Olé, do Grupo Santander, declara que lançará o produto em setembro. O Banco Pan diz que está se preparando para atuar com o cartão de benefício para aposentados e pensionistas do INSS, mas aguarda as "exigências regulatórias, administrativas e operacionais".

As instituições Master, Daycoval e Facta não responderam aos contatos da Folha.

Fonte: com informações adaptadas da Folha

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.