x

REAJUSTE SALARIAL

Sindicatos se mobilizam para conseguir reajustes salariais em 2023

Até o momento, se todos os cargos do Executivo forem reajustados, o aumento será menor que 5%.

10/09/2022 09:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Servidores federais buscam reajuste salarial no Orçamento de 2023

Sindicatos se mobilizam para conseguir reajustes salariais em 2023 Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O Orçamento de 2023 deve passar sem atender totalmente o reajuste salarial buscado pelos servidores públicos, mas pode abrir espaço para a negociação de algumas categorias que podem entrar novamente em greve no próximo ano caso não haja a correção dos valores.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) do próximo ano, enviado ao Congresso, reservou apenas R$11,6 bilhões para os reajustes salariais no Executivo, mas sem citar quais as carreiras que serão atendidas.

Segundo afirmação do secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago, caso todos os cargos sejam contemplados já no começo de janeiro, os recursos reservados seriam suficientes para um aumento para todo o funcionalismo menor que 5%.

O relator do Orçamento do próximo ano, o senador Marcelo Castro (MDB-PI), esclareceu que pretende buscar uma forma de aplicar um reajuste maior, com a proposta de igualar ao menos o percentual de correção dos salários do Executivo à proposta do Judiciário, de 9% em 2023 e 9% em 2024.

Sobre a falta de reajuste e a possibilidade de atenderem uma quantia bem inferior ao solicitado neste ano, o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Fábio Faiad, se posicionou:

“Vamos continuar conversando com o relator e os parlamentares para melhorar o número para todo mundo. Vamos trabalhar no Orçamento de 2023 para que o próximo governo, seja qual for, dê um reajuste emergencial para todo o funcionalismo federal”.

No primeiro semestre de 2022, os servidores do Banco Central (BC) entraram em greve por três meses solicitando reajuste salarial de 27%, o que não foi atendido. Atualmente um analista do BC recebe R$26 mil por mês, mas os salários não são reajustados há anos, nem mesmo para combater a inflação.

Uma nova greve no começo do ano não é descartada entre os servidores, que devem aguardar o novo governo para decidir qualquer movimento.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.