Em uma rotina repleta de responsabilidades fiscais e financeiras, os profissionais contábeis precisam encontrar uma forma eficiente para organizar o seu dia a dia.
Com a chegada do Dia do Contador, celebrado em 22 de setembro, é importante lembrar as dores que os profissionais enfrentam no cotidiano, como a inadimplência de clientes, a baixa produtividade do time e a insegurança no controle das tarefas, e como a tecnologia se torna uma forte aliada para otimizar a gestão do negócio.
O mercado contábil está cada vez mais competitivo. Dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) mostram que, em 2021, o setor fechou com mais de 521 mil profissionais. Neste cenário, quem não inova, corre o risco de ficar para trás, por isso, muitos escritórios estão se adaptando ao digital e se reinventando.
A contadora e diretora de Relacionamento com Contadores da Omie, plataforma de gestão (ERP) na nuvem, Cristiane Andrade, explica que a insegurança no controle das tarefas da equipe pode ser um dos maiores problemas na gestão do escritório.
“Esse fator pode implicar em desorganização dos processos internos, o que pode impactar diretamente na relação com os clientes”, comenta Cristiane.
A falta de controle das demandas limita a visibilidade do profissional contábil em conhecer o real estado da operação, dificulta o controle de prazos, a padronização das atividades e a gestão do tempo, não permitindo ter um histórico centralizado com todas as informações do escritório, podendo resultar em multas que poderiam ser evitadas. Além disso, o contador acaba tomando decisões estratégicas sem nenhum embasamento por dados.
A G-Click, por exemplo, é uma ferramenta contábil que faz a gestão de processos, delega funções e controla prazos, automatiza as tarefas manuais, ajudando a aumentar a produtividade, centraliza o atendimento ao cliente, oferece insights sobre o desempenho do time, armazena os arquivos contábeis e fornece relatórios e dashboards personalizados.
Mecanismo Foolproof ou a prova de erros: o software conta com o uso de inteligência artificial e, com isso, a própria ferramenta é capaz de analisar os documentos anexados e apontar possíveis inconsistências.
Segurança de dados e armazenamento de informações: plataforma 100% web, todas as informações ficam organizadas no sistema, garantindo mais segurança e facilidade para encontrar os dados necessários, seja de algum colaborador, seja na transição de atendimento.
Resultados rápidos e consistentes: a G-Click já vem 97% configurada, o contador precisa apenas informar as características dos seus clientes para que todo o resto seja gerado automaticamente.
Essa evolução dos processos ajuda no desempenho dos contadores, fazendo com que ganhem mais tempo para se dedicar aos seus clientes.
“A tecnologia dos softwares de gestão possibilita maior automação de processos, com a centralização das informações da companhia, como documentos fiscais, dados financeiros, informações sobre seus clientes, entre outras, o que promove maior visibilidade do negócio para a equipe, reduzindo o tempo de execução e aumentando assim a produtividade da empresa contábil”, comenta Cristiane.
“Também é importante observar se o software que estiver usando é compatível e possibilita integração com ERPs como o da Omie, por exemplo, solução que já é vista em diversos escritórios contábeis e que possui módulos voltados para esse público”, conclui.
Sobre a Omie
Fundada em 2013 por Marcelo Lombardo e Rafael Olmos, a Omie tem o propósito de levar prosperidade para qualquer negócio, oferecendo um sistema de gestão inovador, completo e ilimitado.
Em oito anos, a scale-up tornou-se líder do segmento, com mais de 22 mil escritórios contábeis parceiros e mais de 100 mil clientes em todo país. No último ano, dobrou sua equipe e atingiu a marca de mais de 1700 colaboradores, entre matriz, unidades próprias e franqueadas.
A empresa é ancorada em três pilares: Gestão por meio do software, Educação - com a Omie.Academy, pilar educacional da empresa que leva capacitação profissional continuada aos empreendedores de forma gratuita - e Finanças - com acesso à serviços financeiros com conta digital nativa do sistema e cobranças via boleto e PIX, com custos bem mais baixos, além de linhas de crédito e soluções para apoio à gestão de pequenas e médias empresas, como o Itaú Meu Negócio gestão by Omie, produto em parceria com o banco Itaú e que faz a integração dos sistemas de gestão e financeiro.
Além disso, sua atuação regional com a Rede de Franquias, com mais de 130 unidades, a torna a única empresa do segmento a figurar entre as 100 empresas que mais crescem no país, segundo o ranking da Deloitte, estreando no terceiro lugar.
Para conhecer mais sobre as novidades da Omie, não deixe de conferir nossos canais: