x

Score

4 dicas para aumentar o seu score de crédito

O score de crédito pode variar de 0 a mil, de acordo com o histórico de inadimplência do consumidor.

17/09/2022 14:00:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Score de Crédito: o que é e como aumentar?

4 dicas para aumentar o seu score de crédito Pexels

O score de crédito é uma pontuação que mede o grau de risco que uma pessoa tem de entrar em situação de inadimplência. Ele é atribuído tomando como base as operações de pagamentos ocorridas dentro de um período de 12 meses.

O sistema utiliza as informações públicas que são divulgadas por bancos, instituições financeiras e demais empresas que trabalham com crédito. A pontuação pode variar entre 0 a 1.000, atribuída da seguinte forma:

  • De 0 a 300 pontos: alto risco de inadimplência
  • 301 a 700 pontos: risco moderado
  • Acima de 701 até 1.000: baixo risco de inadimplência

A menor pontuação significa um score baixo e mostra que o consumidor tem um histórico negativo. 

Contudo, segundo a fintech de recuperação de crédito Acordo Certo, 88% dos consumidores brasileiros começaram o ano de 2022 com dívidas.

A educadora financeira da instituição, Bruna Allemann, explica que o score é um critério que as empresas usam para aceitar clientes. 

“Se algum dia você precisar de um empréstimo de forma rápida e estiver com um score baixo, seu pedido não será aceito pelo banco. Então pense, se o score significa contas em dia é melhor mantê-lo no verde.”, diz Bruna.

Pensando nisso, a especialista listou as principais dicas para aumentar o score de crédito. Confira.

Positive o seu nome

Ter um CPF livre de restrições é o primeiro passo para aumentar o seu score de crédito – afinal, esse é o principal elemento para que você tenha acesso às linhas disponíveis e serviços que podem ser contratados. Alguns órgãos de proteção ao crédito oferecem o score turbo, uma função para ajudar a quitar as dívidas e aumentar o score de forma mais rápida.

Mas é preciso ficar atento ao utilizar a internet e desconfiar de pessoas que prometem resultados rápidos. Em alguns casos, golpistas se apresentam nas redes sociais como funcionários de empresas credenciadas por bancos e começam a cobrar valores para o aumento da pontuação.

 “O pagamento e a regularização das dívidas aumentam a sua pontuação, mas leva um tempo para que o score suba. Se alguém diz que tem uma forma de mudar a pontuação instantaneamente, cuidado. Isso é um golpe.”

Atualize os seus dados

Mantenha informações como idade, endereço, telefone e local de trabalho sempre atualizados nos órgãos de proteção ao crédito. Dessa forma, o sistema entenderá que seus dados são confiáveis e atribuirá uma pontuação melhor ao seu CPF.

Pague as contas em dia

Como o sistema faz um comparativo de todos os pagamentos que você efetuou ao longo de 12 meses, se você pagar todas as suas contas em dia, ele atribuirá um score maior ao seu perfil. Portanto, faça o possível para sempre honrar com os compromissos financeiros assumidos.

Pague dívidas antigas

O fato de ter decorrido o prazo de 5 anos e o seu débito ter saído dos serviços de proteção ao crédito não significa que ele deixou de existir. 

Portanto, ao deixar uma dívida como essa caducar, você pode prejudicar o seu score de crédito, uma vez que o sistema entenderá que ela ainda está em aberto. Além disso, uma dívida que fica por muito tempo em aberto pode ficar mais cara. Nesses casos, a conciliação é o melhor caminho.

A educadora financeira ressalta a importância do planejamento financeiro na hora de manter as finanças em dia. 

“O ideal é anotar todas as despesas e os ganhos, a fim de identificar para onde o dinheiro está sendo direcionado. O objetivo é que, com esse controle, a pessoa consiga identificar a aplicação precisa do orçamento e, até mesmo, realizar cortes sempre que necessário”, afirma.

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.