x

TRABALHO HÍBRIDO

Trabalho híbrido é a chave para atrair talentos, aponta pesquisa

Levantamento feito pelo Google mostrou que, ao receber uma oferta de emprego, equilíbrio é o mais importante para 51% dos profissionais.

18/09/2022 13:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Híbrido: a chave para atrair talentos, aponta pesquisa

Trabalho híbrido é a chave para atrair talentos, aponta pesquisa Pexels

Dois temas que têm movimentado os profissionais e funcionários de grandes empresas é a liberdade de escolha e flexibilidade, segundo o mais recente relatório do Google sobre futuro do trabalho.

A pesquisa foi realizada com 1.258 pessoas em empresas de tamanhos diferentes, sendo 41% delas com mais de 2.500 funcionários. A maioria (82%) dos profissionais já está em regime híbrido definitivo. Entre os que relatam o relatam o regime híbrido, as idas ao escritório acontecem dois ou três dias por semana.

Oferecer um modelo de trabalho híbrido, com a semana se dividindo entre casa e empresa, é, hoje, um fator fundamental para manter e atrair profissionais nas principais empresas do país.

Para 36% desses profissionais, uma proposta de emprego tem mais chances de ser aceita caso o regime de trabalho da empresa tenha a ver com sua escolha. 

Manter a qualidade de vida, ou o equilíbrio entre vida e trabalho, é o fator mais importante para 51% dos entrevistados na escolha por um novo emprego. O plano de carreira vem em segundo lugar, com 49% das indicações, e o pacote de remuneração e benefícios está em terceiro, com 38%.

Flexibilidade atrai talentos

  • 65% dos entrevistados que trabalham em regime presencial mudariam de emprego se a proposta oferecesse híbrido;
  • 54% dos entrevistados em regime remoto aceitaria mudar se a empresa tivesse regime híbrido

O que é melhor para as empresas e pessoas

  • 78% das lideranças afirmaram que ir ao escritório duas ou três vezes na semana é o melhor regime de trabalho;
  • 81% dos funcionários afirmam que o regime híbrido é o que mais os ajuda a se adaptarem a mudanças que acontecem diariamente;
  • 80% das lideranças e 75% dos funcionários escolheu o regime híbrido como o melhor para a saúde mental

Difícil retorno

Para 41% das pessoas, voltar ao escritório depois do isolamento foi mais difícil do que ter que trabalhar de casa no início dele.

Para quem está chegando, a presença pode ser mais importante, já que 62% afirmou ser essencial que novatos na empresa trabalhem mais dias presenciais durante a adaptação. 

As interações sociais mudaram nesse período pós-pandemia da Covid-19, mas algumas convenções continuam: 43% sentem que precisam ir para o escritório sempre que a liderança está presente na empresa.

Para tornar esse retorno ao escritório mais saudável e eficiente, é importante:

  1. Entender as particularidades de cada geração para que todos
  2. Criar sentido para os dias de ida ao escritório, para que seja menos protocolar e mais atrativa.
  3. Investir no onboarding de novos funcionários
  4. Integrar quem está chegando com quem já está na empresa.
  5. Definir estratégias claras, mas que não tirem a autonomia das pessoas.

Colaboração se tornou mais intensa

A ideia sobre colaboração mudou junto com o regime de trabalho. Se durante o isolamento e a pandemia, 68% considerava que a colaboração era muito alta em sua empresa, hoje esse número subiu para 81%.

Entre os profissionais com mais de 21 anos, 73% acredita que a experiência em reuniões é melhor quanto todos estão participando da mesma maneira, seja todos em uma sala virtual ou todos no escritório.

Com informações da Forbes Brasil

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.