x

SERVIÇOS

Na contramão da aceleração, serviços para empresas crescem 5% neste ano

Mesmo tímido, o crescimento favorece a recuperação dos empreendedores.

23/09/2022 15:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Serviços para empresas crescem 5% em 2022

Na contramão da aceleração, serviços para empresas crescem 5% neste ano Pexels

Segundo o Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs) mostra a diminuição na movimentação financeira real das pequenas e médias empresas (PMEs) entre junho e agosto.

O setor de serviços registrou um modesto crescimento de 0.8% no acumulado até agosto deste ano em relação ao mesmo período de 2021.

O resultado é menor que o índice geral de movimentação financeira real do mercado de PMEs, que cresceu 3,3% na mesma base de comparação.

Os serviços voltados majoritariamente para as empresas, as PMEs de atividades jurídicas, de contabilidade e de auditoria apresentaram expansão de 5% da movimentação financeira real, no acumulado do ano até agosto.

O resultado é mais robusto do que o verificado pelo IODE-PMEs, mesmo considerando o mercado de PMEs medido pelo índice geral. 

Do ponto de vista da tendência recente na margem, considerando a média móvel em 12 meses do indicador, esta atividade específica apresenta crescimento médio de 0,4% ao mês, entre janeiro e agosto, frente ao patamar de dezembro de 2021.

Outros serviços majoritariamente empresariais também corroboram esse contexto, como:

  • Avanço na movimentação financeira real média do fornecimento de alimentos às empresas (+16%);
  • Aluguel de máquinas e equipamentos para escritório (+2,1%);
  • Outras atividades focadas em companhias (+6,9%)

Recuperação dos empreendedores

Mesmo tímido, o crescimento da economia favorece a recuperação dos empreendedores que sobreviveram aos períodos mais agudos da crise, como a abertura ou reabertura de empresas que mais sofrem no auge da pandemia.

De acordo com o Mapa de Empresas do Governo Federal, existe um saldo líquido de cerca de 1,5 milhões de novos CNPJ’s no acumulado do ano até o mês de agosto, já descontando o volume de fechamentos no mesmo período.

No primeiro quadrimestre de 2022, o saldo foi positivo entre novos negócios em setores como:

  • Promoção de vendas;
  • Cabeleireiros;
  • Manicure;
  • Restaurantes;
  • Lanchonetes;
  • Casas de chá, de sucos e similares

Todos segmentos prejudicados pelo fechamento, durante o período de isolamento social de 2020 e parte de 2021.

O crescimento favorece a prestação de serviços destinados aos empreendedores, como as atividades de contabilidade e jurídica.

Contabilidade

Especialmente para os contadores, encontrar maneiras de aumentar a produtividade é fundamental e ajuda a manter o crescimento empresarial.

A contabilidade digital reduz custos, diminui esforços em ações rotineiras como  fechamento e pagamento de impostos, modernizando o processo e proporcionando rapidez e diminuição de erros humanos.

Em resumo, o movimento de aderência às tecnologias no setor contábil se tornou tendência e deve ser potencializado nos próximos anos.

Com informações da Exame

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.