x

MERCADO DE TRABALHO

Mentoria profissional é alternativa para recolocação no mercado de trabalho

Especialista elenca os principais motivos para considerar apoio de um mentor para alavancar carreira.

03/10/2022 16:30:01

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Mentoria profissional é alternativa para recolocação no mercado de trabalho

Mentoria profissional é alternativa para recolocação no mercado de trabalho Pexels

A taxa de desemprego caiu para 11,1% no País, segundo dados apresentados em fevereiro pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua).

O mercado de trabalho mostra progressão nos índices de contratação, porém, mais de 12 milhões de pessoas ainda buscam por vagas de emprego. Especialistas acreditam que o apoio de uma mentoria pode ser o caminho para conquistar espaço em empresas mais rapidamente ou alavancar a carreira. 

De acordo com o diretor da Faculdade Anhanguera, professor Raphael da Silva Affonso, que é especializado em mercado financeiro, os benefícios do acompanhamento por um tutor estão no enfoque individual e na solução de problemas específicos de cada jornada profissional.

“O desenvolvimento profissional é importante para alcançar qualificação e visibilidade no mercado, não apenas para conquistar novas posições na empresa, mas também para melhorar a sua profissão. O tutor, que possui experiência conseguirá analisar o perfil do mentorado e traçar estratégias de acordo com a necessidade de cada pessoa”, pontua o especialista.

O especialista destaca três vantagens em recorrer ao serviço: 

Produtividade 

O profissional de mentoria estuda e apresenta orientações para que seus clientes consigam trabalhar de forma estratégica e alcancem resultados com pouco desgaste emocional. A função do processo com um mentor é fazer com que o mentorado aprenda a lidar com suas atividades de forma prática e, assim, obter mais resultados. 

Qualidade de vida

Em uma pesquisa divulgada pela empresa de consultoria McKinsey, os brasileiros estão entre os trabalhadores mais desmotivados do mundo. O estudo entrevistou 170 mil funcionários de 100 países diferentes.

“É importante observar os objetivos para que o indivíduo consiga desenvolver seu senso de crescimento e de responsabilidade, buscando o seu crescimento profissional”, afirma Moraes.

Desenvolvimento pessoal

Um dos intuitos da mentoria é desenvolver as habilidades profissionais por meio da inteligência emocional.

Como encontrar? 

Algumas entidades são especializadas em oferecer o serviço de mentoria para empresas de diferentes portes, porém é possível encontrar tutores independentes e com experiências em diferentes áreas específicas de negócios.

“É importante pesquisar sobre a reputação e a formação para escolher uma pessoa com sucesso e boa visão de carreira”, orienta.

Fonte: Anhanguera

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.