x

GOLPE DO EMPRÉSTIMO CONSIGNADO

Polícia do Rio prende quadrilha de golpe do empréstimo consignado

Criminosos se passavam por operadores de telemarketing para entrar em contato com idosos e beneficiários do INSS.

06/10/2022 10:00

  • compartilhe no facebook
  • compartilhe no twitter
  • compartilhe no linkedin
  • compartilhe no whatsapp
Quadrilha de golpe do empréstimo consignado é presa no RJ

Polícia do Rio prende quadrilha de golpe do empréstimo consignado Pexels

A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu 14 integrantes de uma quadrilha especializada em golpes do falso empréstimo consignado.

Segundo as investigações, as principais vítimas eram idosos e beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) .

O grupo de criminosos foi localizado, na última terça-feira (4), em um escritório de um shopping do bairro Alcântara, em São Gonçalo, região metropolitana do Rio. O espaço funcionava como uma espécie de call center.

De acordo com os agentes, os criminosos se passavam por operadores de telemarketing e entravam em contato com as vítimas informando que o crédito consignado que eles haviam contratado já estava disponível para saque.

Simulação do crime

Os criminosos tinham um roteiro que simulava diálogos para ajudar a enganar as vítimas.

Quando a vítima dizia que não tinha solicitado o pedido de crédito, recebia orientação do falso operador de telemarketing para cancelar o contrato.

Por telefone, a quadrilha pedia para que a vítima enviasse uma selfie segurando o documento com foto. Depois, os criminosos enviavam um link para essas pessoas e orientavam realizar a assinatura digital para cancelar o suposto consignado.

Os golpistas usavam a assinatura e a cópia dos documentos para fazer empréstimos consignados em instituições bancárias. Ainda segundo a polícia, as vítimas só descobriam o crime quando o valor passava a ser descontado do benefício.

Por meio das investigações, a polícia descobriu que, para concluir o golpe, os autores informavam que caso caísse qualquer quantia na conta, o beneficiário deveria desconsiderar e fazer o estorno por meio de pagamento de um boleto.

“Dessa forma, o valor era depositado na conta de um laranja”, informou a Polícia Civil, que não detalhou o total desviado pela quadrilha. 

Além disso, também foram apreendidos documentos e 40 computadores, que passarão por perícia para ajudar a identificar possíveis vítimas. Os suspeitos vão responder por associação criminosa.

Com informações da Folha de S. Paulo

Leia mais sobre

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTICULISTAS CONTÁBEIS

VER TODOS

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.